Open-access CAPA, ORELHAS E QUARTA CAPA COMO ESPAÇOS ENUNCIATIVOS DE PROMOÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS

Front Cover, Flaps, and Back Cover as Enunciative Spaces to Promote Literary Works

Portada, solapas y página de créditos como espacios enunciativos de la promoción de obras literarias

Resumo

A partir da aproximação entre teoria da enunciação e o processo de produção e editoração do livro, este artigo analisa a encenação de alguns agentes envolvidos na cadeia editorial do livro O sol na cabeça, do escritor brasileiro Geovani Martins, relativamente à promoção/divulgação e difusão do referido livro. Embasam este trabalho as discussões de Araújo (2012), Cavallo e Chartier (2001), Chartier (1998) e Thompson (2012) sobre processos de edição. As discussões envolvendo a enunciação estão calcadas nos estudos de Benveniste (1989; 1995), Bakhtin/Volochínov (2009) e Bakhtin (2010), além de se valer da visão de Marx (1996) sobre a mercadoria no contexto da economia capitalista.

Palavras-chave: Cadeia editorial; Divulgação; Enunciação; Literatura; Livro

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