Acessibilidade / Reportar erro

LETRAMENTO, VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E ENSINO DE PORTUGUÊS

LITERACY, LINGUISTIC VARIATION AND THE TEACHING OF PORTUGUESE

ALPHABÉTISATION, VARIATION LINGUISTIQUE ET ENSEIGNEMENT DU PORTUGAIS

LETRADURA, VARIANTE LINGÜÍSTICA Y ENSEÑANZA DEL PORTUGUÉS

Resumo

O presente texto, visando contribuir para o trabalho de professores do ensino fundamental e médio, tece uma breve reflexão sobre as implicações do mito do letramento, bem como do trabalho com as variedades lingüísticas, no ensino da língua portuguesa, pautada nas discussões de Marcuschi e Bagno (entre outros) acerca do assunto. Para tanto, discutiremos o conceito de letramento, como se constrói o mito, e as dificuldades no ensino causadas pela variação lingüística. O texto não se propõe a oferecer soluções, apenas instiga a busca apontando algumas pistas.

Palavras-chave:
letramento; variação lingüística; ensino

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br