Acessibilidade / Reportar erro

Discurso cronístico: uma “falha no ritual” jornalístico* * Este artigo é fruto de um recorte promovido em um capítulo - denominado “Discurso cronístico” - de minha tese de doutoramento (MEDEIROS, 2003). Aqui, para pensar a crônica discursivamente, empreendo uma reflexão sobre questões que envolvem uma disciplinarização dos saberes. Em outra parte do capítulo, detenho-me na disciplinarização dos dizeres. Cumpre dizer ainda que uma versão similar ao item 4 deste atual artigo foi apresentada no Congresso da Assel-Rio de 2003.

Chronicle discourse: a “flaw in the ritual” of journalism

Le discours de la chronique: une “faute dans le rituel” journalistique

Discurso cronístico: un “fallo en el rito” periodístico

Resumo

Neste artigo, pretendo promover uma reflexão teórica à luz da Análise do Discurso (Pêcheux, Orlandi) sobre a prática discursiva da crônica. Isto significa que irei discutir a inserção da crônica no discurso jornalístico. Irei também me deter nas crônicas jornalísticas de um período - governo JK - que se mostrou importante no processo de significação da crônica na formação discursiva da literatura.

Palavras-chave:
crônica; análise do discurso; discurso jornalístico

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br