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Compre o meu emoji: uma análise de anúncios no Twitter/X

Resumo

Emojis são uma representação visual de sentimentos, ideias, entidades, status ou eventos, que apareceram pela primeira vez em 1995 e foram disponibilizados para dispositivos móveis em 2011. São frequentemente encontrados em mensagens nas redes sociais e em postagens com fins de marketing. O objetivo do presente estudo é investigar os usos linguísticos dos emojis em postagens de empresas no X (antigo Twitter) brasileiro. Adota-se a abordagem da Ciberpragmática (Yus, 2011) para análise de dados, além de estudos anteriores sobre o uso de emojis. Foram incluídas na análise marcas e/ou indústrias de três segmentos diferentes que possuem perfil no Twitter em português brasileiro. Os dados incluem 150 postagens de 15 marcas brasileiras. Os resultados mostram que emojis são usados ​​principalmente para transmitir atitudes e emoções, atuando como marcadores pragmáticos e, ocasionalmente, como substitutos ou reforço de palavras.

Palavras-chave:
Comunicação online; Emoji; Ciberpragmática; Função da linguagem

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