Acessibilidade / Reportar erro

O FEEDBACK DA PROFESSORA E O DESEMPENHO SUBSEQÜENTE DOS ALUNOS

Resumo

Esse trabalho é fruto de um estudo sobre tipos de feedback usados por uma professora de língua inglesa e a conseqüente produção oral posterior ao momento de correção de um grupo de alunos intermediários aprendendo inglês como língua estrangeira, em um curso de idiomas, em Niterói-RJ. A transcrição dessa aula é analisada tendo como base um modelo proposto por Lyster e Ranta (1997) e que se compõe de vários movimentos em uma seqüência de tratamento de erros. Os resultados incluem a distribuição dos diferentes tipos de feedback e também a distribuição dos diferentes tipos de respostas gerados por cada estilo de feedback. Além disso, é feita uma breve explanação das principais teorias de recepção e produção em aquisição de uma segunda língua e a contribuição das mesmas para um contexto-educacional.

Palavras-chave:
feedback; correção; aquisição; produção

Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br