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O DISCURSO DE NEUTRALIDADE NA IMPRENSA

THE DISCOURSE OF NEUTRALITY IN THE PRESS

LE DISCOURS DE LA NEUTRALITÉ DANS LA PRESSE

EL DISCURSO DE NEUTRALIDAD EN LA IMPRENTA

Resumo

Este trabalho objetiva mostrar o modo como manuais de redação e estilo jornalísticos constroem a imagem neutra do texto noticioso e da imprensa. Considerando que a língua não é algo transparente e nem simplesmente um instrumento para a comunicação (FAIRCLOUGH, 2001), analisou-se o modo como a informação, o objeto primordial da imprensa, a partir de técnicas para a padronização da linguagem jornalística, tende a ser vista como se fosse um produto imparcial desse veículo de comunicação. Foram analisados, com esse propósito, os manuais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. O exame do material permitiu as seguintes conclusões: 1) a imprensa identifica o texto noticioso como completo e imparcial; 2) a língua da imprensa é sustentada como transparente e, conseqüentemente, 3) a imprensa ganha uma imagem neutra.

Palavras-chave:
estilo; informação; texto; jornalismo; notícia

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