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Linguagem em (Dis)curso, Volume: 7, Número: 1, Publicado: 2007
  • TRABALHOS DE FACE EM INTERAÇÕES PROFISSIONAIS Artigos

    Salgado, Maria das Graças

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é analisar de que maneira os trabalhos de face interferem na construção do discurso da emoção a partir de cartas de clientes dirigidas a uma empresa de seguro de saúde. Adoto o conceito de emoção como um construto cultural, prática discursiva construída na interação, e a noção de trabalhos de face utilizada na teoria da polidez. Metodologicamente, a análise, de natureza qualitativa, é desenvolvida considerando emoções que honram e/ou ameaçam a face dos participantes. Os resultados indicam que os clientes usam estratégias discursivas emocionais de defesa da própria face e de ameaça explícita à face da empresa para alcançar objetivos nem sempre contemplados pelas normas contratuais.

    Resumo em Francês:

    Résumé L’objectif de ce travail est celui d’analyser comment les travaux de face interviennent dans la construction du discours de l’émotion à partir de lettres de clients adressées à une entreprise de sécurité de santé. Nous avons adopté le concept de l’émotion comme une construction culturelle, pratique discursive construite dans l’interaction, et la notion de travail de la face employée dans la théorie de la politesse. Méthodiquement, l’analyse, de nature qualitative, est développée en considérant des émotions qui honorent et/ou menacent la face des participants. Les résultats indiquent que les clients se servent des stratégies discursives émotionnelles de défense de la face elle-même et de la menace explicite à la face de l’entreprise pour atteindre des objectifs qui ne sont pas toujours contemplés par les normes contractuelles.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo es analizar de qué manera las actividades de imagen interfieren en la construcción del discurso de la emoción a partir de cartas de clientes dirigidas a una empresa de seguro de salud. Usamos el concepto de emoción como una construcción social, práctica discursiva construida en la interacción, y la noción de actividades de imagen utilizada en la teoría de la cortesía. Metodológicamente, el análisis cualitativo es desarrollado considerando las emociones que rinden honor y/o amenazan la imagen de los participantes. Los resultados indican que los clientes usan estrategias discursivas emocionales de defensa de la propia imagen y de amenaza explícita a la imagen de la empresa para lograr objetivos que no siempre están en las normas contractuales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims at investigating how facework interferes in the construction of emotional discourse based on the analysis of letters from clients addressed to a health insurance company. We use the concept of emotion as a social construct, a discursive practice built in interaction, and the notion of facework as developed by the politeness theory. As far as methodology is concerned, the qualitative analysis is done by considering face honoring or face threatening emotions. Results indicate that clients use face threatening and face protection discursive strategies in order to achieve goals which are not always covered by the contract.
  • O TEXTO COMO SISTEMA ABERTO E A CONFIGURAÇÃO PROTOTÍPICA DE ARTIGOS DE OPINIÃO AUTORAIS Artigos

    Giering, Maria Eduarda

    Resumo em Português:

    Resumo Discutem-se resultados de uma pesquisa que investigou a distribuição probabilística das relações retóricas de 150 artigos de opinião autorais retirados de jornais brasileiros, observando a ocorrência de vias de continuidade e de relações que se estabelecem entre níveis de informação. Adotou-se a proposta de E. Bernárdez, que vincula o modelo RST (Rhetorical Structure Theory) à idéia de que a organização textual pode ser entendida como uma série de vias de continuidade, etiquetadas com as relações da RST. Verificou-se que a distribuição de vias e de relações segue critérios probabilísticos; os artigos de opinião têm configuração prototípica, em termos de sua organização retórica macroestrutural, em vista da maior probabilidade de ocorrerem determinadas vias e relações e de nenhuma probabilidade de determinadas relações acontecerem; as escolhas estratégicas do produtor podem ser consideradas como ações para assegurar o fim comunicativo do artigo de opinião no contexto prototípico do jornal.

    Resumo em Francês:

    Résumé Dans cet article, on discute les résultats d’une recherche qui a cherché à découvrir la distribution probabilistique des relations rhétoriques de 150 articles d’opinion d’auteurs recueillis de journaux brésiliens, en observant l’occurence de voies de continuité et des relations qui s’établissent parmi les niveaux d’information. On a adopté la proposition de E. Bernárdez, qui relie le modèle RST (Rhetorical Structure Theory) à l’idée qui préconise que l’organisation textuelle peut être comprise comme une série de voies de continuité, étiquetées avec les relations de la RST. On a constaté que la distribution de voies et de relations suit des critères probabilistiques; les articles d’opinion ont une configuration prototypique, dans le sens de leur organisation rhétorique macrostructurelle, en considérant la plus grande probabilité d’avoir lieu certaines voies et relations et aucune probabilité d’arriver à certaines relations; les choix stratégiques du producteur peuvent être considérés comme des actions pour assurer le but communicatif de l’article d’opinion dans le contexte prototypique du journal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se discuten los resultados de una investigación sobre la distribución probabilística de las relaciones retóricas de 150 artículos de opinión autorales retirados de periódicos brasileños. Se observan la ocurrencia de vías de continuidad y de relaciones que se establecen entre niveles de información. Se utilizó la propuesta de E. Bernárdez, que vincula el modelo RST (Rhetorical Structure Theory) a la idea de que la organización textual puede ser entendida como una serie de vías de continuidad, etiquetadas con las relaciones de la RST. Se verificó que la distribución de vías y de relaciones sigue criterios probabilísticos; los artículos de opinión tienen configuración prototípica, considerando su organización retórica macro estructural, observando la mayor probabilidad de ocurrir determinadas vías y relaciones que otras que tienen probabilidad cero de ocurrir. Y también que las elecciones estratégicas del productor pueden ser consideradas como acciones para asegurar el final comunicativo del artículo de opinión en el contexto prototípico del periódico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Results from a research that investigated the probabilistic distribution of rhetorical relations of 150 authorial opinion articles, taken from Brazilian newspapers, are discussed here, considering the occurrence of continuity means and the relations established among levels of information. Enrique Bernárdez’ proposal, which links the RST model (Rhetorical Structure Theory) to the idea that the textual organization can be understood as a series of continuity means, labeled with the RST relations, was used to carry out this study. It was verified that the distribution of means and relations follows probabilistic criteria; the opinion articles have a prototypical configuration, considering their macro-structural rhetorical organization, noticed through the higher probability of the occurrence of certain means and relations rather than others, which have zero probability of occurrence; the producer’s strategic choices can be seen as actions to ensure the communicative goal of the opinion article in the prototypical context of the newspaper.
  • HETEROGENEIDADE ENUNCIATIVA NO DISCURSO SOBRE O AMBIENTE NA IMPRENSA PORTUGUESA: FUNCIONAMENTO E EFEITOS DO DISCURSO DIRECTO Artigos

    Ramos, Rui

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo pretende dar conta de algumas das dimensões mais relevantes da heterogeneidade enunciativa (Fonseca, 1992 (1989)) que marca as manifestações do discurso de imprensa sobre o meio ambiente. Centra-se sobre aspectos estruturais centrais e sobre o funcionamento pragmático-comunicativo do discurso directo, mecanismo citacional sistematicamente usado no corpus recolhido. Além de apresentar várias possibilidades de organização sintagmática, o discurso directo está ao serviço estratégico da projecção de determinada imagem do locutor do discurso citante, elemento essencial do exercício da influência que caracteriza largamente o discurso jornalístico sobre o ambiente.

    Resumo em Francês:

    Résumé Ce texte se propose de montrer quelques-unes des dimensions pertinentes de l’hétérogénéité énonciative (Fonseca, 1992 (1989)) qui marquent les manifestations du discours de la presse sur l’environnement. Il se fonde sur des aspects structuraux centraux et sur le fonctionnement pragmatique communicatif du discours direct, mécanisme citationnel systématiquement employé dans le corpus recueilli. Outre la diversité de formes d’organisation syntagmatique, le discours direct sert d’une manière stratégique à la projection d’une certaine image du locuteur du discours, élément essentiel de l’exercice de l’influence qui caractérise largement le discours journalistique sur l’environnement.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente texto tratará de algunas de las dimensiones más relevantes de la heterogeneidad enunciativa (Fonseca, 1992 (1989)) que marca las manifestaciones del discurso de la prensa sobre el medio ambiente. Se centra sobre aspectos estructurales centrales y sobre el funcionamiento pragmático comunicativo del discurso directo, mecanismo sistemáticamente usado en el corpus recogido. Además de presentar varias posibilidades de organización sintagmática, el discurso directo está a servicio estratégico de la proyección de determinada imagen del locutor del discurso citado, elemento esencial del ejercicio de la influencia que caracteriza ampliamente el discurso periodístico sobre el ambiente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper deals with some of the most relevant dimensions of enunciative heterogeneity (Fonseca, 1992 (1989)) which characterizes the discourses on the environment presented by the press. The analysis focuses on central structural aspects and on the pragmatic-communicative functioning of direct speech, a citational mechanism systematically used in the selected corpus. In addition to presenting a number of possibilities for syntagmatic organization, direct speech is strategic in the projection of a certain image by the producer of the citational speech, an essential element in the exercise of influence which strongly characterizes the press discourse on the environment.
  • A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO JOVEM GAY NO SITE E-JOVEM.COM Artigos

    Silva, Sílvio Ribeiro da

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, procuro mostrar até que ponto textos apresentados na seção Tema do site e-jovem.com, destinado a jovens gays, propiciam um processo de identificação desse jovem, contribuindo para moldar sócio-historicamente sua identidade, favorecendo ou não um processo de estereotipificação. A partir de aspectos lingüísticos e sócio-culturais, procuro depreender e categorizar as escolhas lexicais que evidenciam o tipo de relacionamento que o autor do site estabelece com o internauta e as escolhas que mostram as imagens de jovem gay que o site quer construir. O corpus é constituído de cinco textos, assinados por Deco Ribeiro, editor executivo do site, extraídos no dia 07 de junho de 2006. A análise dos dados mostra que o editor do site acaba por lançar mão de escolhas lexicais que tendem a prescrever e proscrever o que o jovem internauta deve ou não fazer.

    Resumo em Francês:

    Résumé Dans cet article, je cherche à montrer jusqu’où des textes présentés dans la section Thème du site e-jovem.com, destiné aux jeunes homosexuels, rendent possible un procès d’identification de ce jeune, aidant à façonner socio-historiquement son identité, favorisant ou non un procès stéréotypique. À partir d’aspects linguistiques et socio-culturels, je cherche à faire sortir et à classer les choix lexicaux qui mettent en évidence le type de rapport que l’auteur du site établit avec l’internaute et les choix qui montrent les images de jeune homosexuel que le site veut construire. Le corpus est constitué de cinq textes, signés par Deco Ribeiro, éditeur producteur du site, extraits le 7 Juin 2006. L’analyse des données montre que l’éditeur du site prend la liberté dans les choix lexicaux qui ont la tendance à prescrire et proscrire ce que le jeune internaute doit ou ne doit pas faire.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo busco mostrar hasta qué punto textos presentados en la sección Tema del sitio e-jovem.com, destinado a jóvenes gays, propician un proceso de identificación de este joven, contribuyendo para moldar socio históricamente su identidad, favoreciendo o no un proceso de estereotipo. A partir de aspectos lingüísticos y socio culturales, busco entender y categorizar las elecciones lexicales que evidencian el tipo de relación que el autor del sitio establece con el internauta y las elecciones que muestran las imágenes de joven gay que el sitio desea construir. El corpus está constituido de cinco textos, firmados por Deco Ribeiro, editor ejecutivo del sitio, extraídos el día 07 de junio de 2006. El análisis de los datos muestra que el editor del sitio utiliza elecciones lexicales que tienden a prescribir y proscribir lo que el joven internauta debe hacer o no.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article I investigate if the texts presented in the section Tema at the website ejovem.com, addressed to young gay men, represent the socio-historical identities of its readers in stereotypical ways or not. Based on linguistic and socio-cultural aspects, I endeavor to describe and categorize the lexical decisions that evince the type of relationship the site author’s establishes with the internet user and the choices that show the kind of image of gay youth the site wants to build. The corpus includes five texts, signed by Deco Ribeiro, executive editor of the site, accessed on June 7th 2006. The analysis of the data indicates that the editor of the site makes lexical choices that tend to prescribe and proscribe what the young gay reader must or must not do.
  • AS REPRESENTAÇÕES DO SUJEITO PROFESSOR NO MANUAL DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA LEITURA ENUNCIATIVA Artigos

    Werner, Kelly Cristini Granzotto

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto apresenta os resultados de um estudo sobre a representação da subjetividade do professor no livro didático de língua espanhola. O referencial teórico utilizado é a teoria da enunciação de Benveniste, especificamente a noção de subjetividade na linguagem. Fizemos a análise da enunciação escrita do manual e da enunciação oral do professor mediante observação, gravação e transcrição de quatro horas/aula. Analisamos a categoria de pessoa, dentre outros aspectos. Partimos da relação interativa eu-tu, na sala de aula, o que permitiu a constituição desses sujeitos na linguagem. Trabalhamos com duas hipóteses: se o professor profere fielmente o discurso do manual, representa-se como um repetidor do discurso alheio; se não o repete, mostra-se como sujeito da sua enunciação. Concluímos que o professor se representa como um mediador entre o livro e os alunos, adotando um discurso próprio, mas observamos que professor e alunos são dependentes do discurso do livro.

    Resumo em Francês:

    Résumé Ce texte présente les résultats d’une étude sur la représentation de la subjectivité du professeur dans le livre didactique de langue espagnole. Le référentiel théorique employé est la théorie de l’énonciation de Benveniste, surtout la notion de subjectivité dans le langage. On a fait l’analyse de l’énonciation écrite du manuel et de l’énonciation orale du professeur à travers l’observation, l’enregistrement et la transcription de quatre heures de cours. On a analysé la catégorie de personne parmi d’autres aspects. On est partis de la relation interactive je-tu, dans la salle de classe, ce qui a permis la constitution de ces sujets dans le langage. On a travaillé avec deux hypothèses: si le professeur profère fidèlement le discours du manuel, il est représenté comme le répétiteur du discours d’autrui; s’il ne le répète pas, il se montre comme sujet de son énonciation. On a conclu que le professeur est représenté comme un médiateur entre le livre et les élèves, adoptant un discours propre, mais on a observé que le professeur et les élèves dépendent du discours du livre.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto presenta los resultados de un estudio sobre la representación la subjetividad del profesor en el libro didáctico de lengua española. El referencial teórico utilizado es la teoría de la enunciación de Benveniste, específicamente la noción de subjetividad en el lenguaje. Hicimos el análisis de la enunciación escrita del manual y de la enunciación oral del profesor, mediante observación, grabación y transcripción de cuatro horas de clase. Analizamos la categoría de persona, entre otros aspectos. Partimos de la relación interactiva yo-tú, en el aula, lo que permitió la constitución de esos sujetos en el lenguaje. Trabajamos con dos hipótesis: si el profesor profiere fielmente el discurso del manual, se representa como un repetidor del discurso ajeno; si no lo repite, se muestra como sujeto de su enunciación. Concluimos que el profesor se representa como un mediador entre el libro y los alumnos, adoptando un discurso propio; pero, observamos que profesor y alumnos son dependientes del discurso del libro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present text presents the results of a study on the representation of teacher identity in Spanish-language didactic books. The theoretical frame employed is the Enunciative theory by Benveniste, particularly the notion of subjectivity in language. We analyzed the written enunciation in a teacher’s manual and the teacher’s oral enunciation through the observation, recording and transcription of 4 hours of class. Among other aspects the category of person was analyzed. Our departing point was the interactive relation between I-you in the classroom, which allows the constitution of interactive subjects in language. We checked two working hypotheses: if the teacher follows closely the discourse of the manual he/she presents him/herself as a repeater of someone else’s discourse. If he/she does not repeat the manual, he/she then appears as the subject of his/her enunciation. We concluded that the teacher presented him/herself as a mediator between the book and the students, adopting his/her own discourse, but that the teacher and the students were dependent on the discourse in the book.
  • CONTRIBUCIONES DE LOS CONCEPTOS DE EFECTO ILOCUCIONARIO Y PELOCUCIONARIO AL ANÁLISIS DEL DISCURSO DE CLASE Ensaios

    Alvarez, Guadalupe

    Resumo em Português:

    Resumo Ainda que a teoria tradicional dos atos de fala (Austin, 1962; Searle, 1969, 1975) tenha contribuído para o reconhecimento da dimensão acional da linguagem, nem todos os aspectos a partir dos quais a linguagem e as ações se conectam têm sido explorados (Sbisa, 2002). Neste sentido, os efeitos ilocucionário e perlocucionário têm sido desenvolvidos somente de modo acessório. O objetivo deste artigo é revisar esses conceitos a fim de aplicá-los à análise da interação em sala de aula (classroom discourse). Com esta aplicação realizada sob uma perspectiva pragmática (Mey, 1993; Verschueren, 1995, 1999), pretende-se contribuir para o campo de pesquisa da interação em sala de aula, um campo que tem sofrido uma paralisação como resultado de limitações nos critérios de pesquisa e da ausência de uma metodologia de análise que evidencie qualidades discursivas de tipo semântico-funcional (Constantino, 1998, 1999). Esta análise toma por base uma interação comunicativa realizada no terceiro ciclo da Educação Geral Básica (na Argentina), selecionada a partir de uma amostragem mais ampla (30 aulas).

    Resumo em Francês:

    Résumé Bien que la théorie traditionnelle des actes de parole (Austin, 1962; Searle, 1969, 1975) ait contribué à la reconnaissance de la dimension de l’action du langage, tous les aspects à partir desquels le langage et les actions qui se connectent ne sont pas encore exploités (Sbisa, 2002). Dans ce sens, les effets illocutionnaire et perlocutionnaire ont été développés seulement de manière secondaire. L’objectif de cet article est celui de réviser ces concepts avec l’objectif de les employer dans l’analyse de l’interaction en salle de classe (classroom discourse). Avec cet emploi réalisé sous une perspective pragmatique (Mey, 1993; Verschueren, 1955, 1999), on veut apporter des contributions au domaine de la recherche de l’interaction dans la salle de classe, un domaine qui est en train d’éprouver une paralysie comme résultat de limitations dans les critères de la recherche et de l’absence d’une méthodologie d’analyse qui mette en évidence des qualités discursives de type sémantique fonctionnelle (Constantino, 1998, 1999). Cette analyse a comme base une interaction communicative réalisée dans le troisième cycle de l’Éducation Générale de Base (en Argentine), sélectionnée à partir d’un échantillon plus large (30 cours).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Si bien la teoría tradicional de los actos de habla (AUSTIN, 1962; SEARLE, 1969, 1975) ha contribuido a reconocer la dimensión accional del lenguaje, no ha explotado todos los aspectos en que el lenguaje y las acciones se conectan (SBISÀ, 2002). En este sentido, los efectos ilocucionario y perlocucionario han sido desarrollados sólo con posteriodad. El objetivo de este trabajo es revisar esos conceptos a fin de aplicarlos al análisis del discurso de clase (classroom discourse). A partir de este desarrollo, realizado desde una perspectiva pragmática (MEY, 1993; VERSCHUEREN, 1995, 1999), pretendo contribuir con el campo de investigación del discurso de clase que ha sufrido un estancamiento debido a las limitaciones de los criterios investigativos y la falta de una metodología de análisis que de cuenta de las cualidades discursivas de tipo semánticofuncional (CONSTANTINO, 1998,1999). El análisis se realiza en una interacción comunicativa correspondiente al tercer ciclo de la Educación General Básica que ha sido seleccionada de una muestra amplia (30 clases).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Even though the traditional theory of illocutionary acts (Austin, 1962; Searle, 1969, 1975) has contributed to the acknowledgement of the actional dimension of language, some of the aspects related to the interconnection between language and action have not been explored (Sbisa, 2002). In that sense, the illocutionary and perlocutionary effects of language have only been developed marginally. The objective in this paper is to revise these two concepts in order to use them in the analysis of classroom interaction (classroom discourse). Our analysis, carried out from a pragmatic perspective (Mey, 1993; Verschueren, 1995, 1999), intends to contribute to the research on classroom interaction, a field that has been paralyzed as a result of limitations in research criteria and of the absence of a methodology capable of evincing semantic-functional aspects of discourse (Constantino, 1998, 1999). The present investigation is based on a communicative interaction which took place in the third cycle of the General Basic Education (in Argentina), selected from a larger sample of 30 classes.
  • RESENDE, VIVIANE DE MELO; RAMALHO, VIVIANE. ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2006. 158 P. Resenha

    Moritz, Maria Ester Wollstein
  • CAREL, MARION; DUCROT, OSWALD. LA SEMÁNTICA ARGUMENTATIVA: UNA INTRODUCCIÓN A LA TEORÍA DE LOS BLOQUES SEMÁNTICOS. TRAD. E ORG. POR MARÍA MARTA GARCÍA NEGRONI E ALFREDO M. LESCANO. BUENOS AIRES: COLIHUE, 2006. Resenha

    Creus, Susana Quinteros de
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