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Linguagem em (Dis)curso, Volume: 6, Número: 2, Publicado: 2006
  • O HERÓI EM NARRATIVAS ORAIS DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA Artigos

    Tfouni, Leda Verdiani; Rodrigues, Karina

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo analisamos como é construída a figura do herói em narrativas orais de adolescentes em situação de rua. As narrativas, produzidas de forma espontânea a partir de contosde-fadas lidos por uma pesquisadora, foram gravadas e transcritas. O estudo fundamentou-se na Análise do Discurso francesa e na Psicanálise, e concentrou-se em duas narrativas de dois irmãos, um menino e uma menina, adolescentes, que, mesmo em grupos distintos, narraram histórias a partir do mesmo conto-de-fadas: “João e Maria”. A construção do herói e outros indícios permitiram que elaborássemos interpretações sobre a dinâmica de vida desses adolescentes, sua estrutura familiar, o preconceito que experimentam. Concluímos que essas narrativas permitiram que os sujeitos falassem de si, inconscientemente e de forma mascarada, especialmente no que diz respeito a conteúdos interditados psíquica ou ideologicamente, e que a figura do herói é construída a partir de um processo de identificação que possibilita que esses sujeitos se vejam como autores de sua história.

    Resumo em Francês:

    Résumé On a fait des recherches à propos de la manière selon laquelle est construite la figure du héros dans les récits oraux faits par des adolescents rencontrés dans les rues. Les narratives, produites de manière spontanée, à partir de contes de fées lus par une chercheuse, furent enregistrées et transcrites. L’analyse s’est fondée dans l’Analyse du Discours et dans la Psychanalyse, et s’est concentrée dans deux récits faits par deux frères, un garçon et une fille adolescents, lesquels, malgré leur place dans des groupes distintcs, ont raconté des histoires à partir du même conte de fée: “Jean et Marie”. La construction du héros et d’autres indices nous ont permis d’élaborer des interprétations sur la dynamique de vie de ces adolescents, leur structure familiale, et le préjugé qu’ils éprouvent. Nous avons conclu que ces récits ont permis aux sujets de parler d’eux-mêmes, inconsciemment, et d’une manière masquée, surtout en ce qui concerne les contenus interdits psychiquement ou idéologiquement, et dont la figure du héros est construite à partir d’un procès d’identification qui permet à ces sujets de se voir comme auteurs de leur histoire.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo analizamos la construcción de la figura del héroe en narrativas orales de adolescentes que viven en las calles. Se han producido las narrativas de forma espontánea a partir de la lectura de cuentos-de-hadas por una investigadora; se las grabaron y las transcribieron. Lo analizado se ha fundado en el Análisis del Discurso francés y en la Psicoanálisis, y se ha concentrado en dos narrativas de dos hermanos, un niño y una niña adolescentes, que, aunque en grupos distintos, han tenido como punto de partida el mismo cuento-de-hadas: “Juan y María”. La construcción del héroe y otros huellas han permitido interpretaciones acerca de la dinámica de vida de esos adolescentes, su estructura familiar y el prejuicio que sufren. Concluimos que esas narrativas han sido el camino por el cual los sujetos se han dado a conocer, de manera inconsciente y de forma velada, sobre todo en lo que respecta a contenidos interdictos por razones psíquicas o ideológicas, y que la figura del héroe se constituye desde un proceso de identificación que posibilita a que esos sujetos se vean a sí mismos como autores de su historia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyses the figure of the hero in oral narratives by homeless adolescents. These narratives, based on fairy tales read by a researcher and produced spontaneously, were tape-recorded and transcribed. The data were analyzed based on French Discourse Analysis, as well as on Psychoanalysis, focusing on two narratives produced by two adolescent siblings, a girl and a boy, who told stories based on the same fairy tale: “Hansel and Gretel”. The construction of the hero across both narratives allowed us to elaborate interpretations about the dynamics of these adolescents’ lives, their family structure, and the prejudices they experienced. We concluded that such narratives enabled the teenagers to talk about themselves in an unconscious and concealed way, especially with respect to psychologically or ideologically interdicted contents, and that the figure of the hero is constructed on the basis of an identification process, in which the subjects see themselves as the authors of their own story.
  • CRÍTICAS DE LIVROS: UM BREVE ESTUDO DA LINGUAGEM DA AVALIAÇÃO Artigos

    Carvalho, Gisele de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como foco principal a avaliação presente no gênero crítica de livros. O corpus de investigação constitui-se de vinte resenhas sobre livros de ficção, publicadas em revistas semanais e de circulação nacional. Para identificar o tipo de atitude expressa pelo resenhista, a análise do fenômeno da avaliação se baseia nas categorias propostas por Martin (2000).

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article focalise surtout l’évaluation existante dans le genre critique des livres. Le corpus de la recherche est constitué par vingt compte rendus des livres de fiction, publiés dans des revues hebdomadaires et de circulation nationale. Pour identifier le type d’attitude exprimée par celui qui écrit le compte rendu, l’analyse du phénomène de l’évaluation est fondée dans les catégories proposées par Martin (2000).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo se centra en la evaluación planteada en el género crítica de libros. El corpus comprende veinte reseñas sobre libros de ficción publicadas en revistas semanales y de circulación nacional. A fin de identificar el tipo de actitud expresada por el reseñador, el análisis del fenómeno de la evaluación esta basada en las categorías propuestas por Martín (2000).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article focuses on the language of evaluation present in book reviews. The corpus comprises twenty reviews of fiction books, published in non-specialized Brazilian magazines. In order to identify the kind of attitude expressed by the reviewer, the analysis carried out is based on the categories proposed by Martin (2000).
  • O GÊNERO REPORTAGEM EM VEÍCULO DE ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PARA O PÚBLICO RURAL Artigos

    Weber, Andréa; Barros, Nina Célia

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho relata um estudo da estrutura genérica e do léxico de reportagens veiculadas em um jornal produzido por uma cooperativa agropecuária do estado de Santa Catarina. O corpus da pesquisa foi constituído de 3 exemplares do jornal. Para sua análise, foi utilizado como referencial teórico Bakhtin (1992), Bazerman (2005) e Bonini (2003). Os resultados indicam que o jornal privilegia o gênero reportagem, que pode ser dividido em 7 categorias temáticas. Entre elas está a categoria “História de vida”, cujos movimentos retóricos e léxico demonstram que sua configuração está atrelada ao contexto em que é produzida e à função que ele cumpre no processo comunicativo.

    Resumo em Francês:

    Résumé Ce travail fait le rapport d’une étude de la structure générique et du lexique de reportages véhiculés dans un journal produit par une coopératve agropécuaire de l’État de Santa Catarina. Le corpus de la recherche fut constitué par trois exemplaires de ce journal. Pour son analyse, on s’est servi de Bakhtine (1992), Bazerman (2005) et Bonini (2003) comme fondements théoriques. Les résultats démontrent que le journal considère comme privilégié le genre reportage, qui peut être partagé en sept catégories thématiques. Parmi celles-ci, il y a la catégorie “Histoire de vie”, dont les mouvements rhétoriques et lexicaux démontrent que sa configuration est attachée au contexte parmi lequel elle est produite et à la fonction qu’il exerce dans le procès communicatif.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo relata un estudio de la estructura genérica y del léxico de reportajes transmitidos en un periódico de una cooperativa agropecuaria del estado de Santa Catarina. El corpus de la investigación se ha construido desde tres ejemplares del periódico. Para su análisis se ha utilizado como referencial teórico a Bakhtin (1992), Bazerman (2005) e Bonini (2003). Los resultados señalan que el periódico concede privilegio al género reportaje, que se puede dividir en siete categorías temáticas. Entre ellas se encuentra la categoría “Historia de vida”, cuyos movimientos retóricos y léxicos ponen en evidencia que su conformación está vinculada al contexto en el que se produce y a la función por este cumplida en el proceso comunicativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims to study the generic and lexical structure of news reports in a newspaper produced by an agricultural co-operative society in the state of Santa Catarina. The research corpus is constituted by three newspaper issues. The theoretical basis for the analysis was taken from Bakhtin (1992), Bazerman (2005) and Bonini (2003). The results indicate that the newspaper privileges the genre news report, which can be divided into seven thematic categories. Among them is the category “Life story”, whose rhetorical and lexical movements demonstrate that its configuration is connected to the context in which it is produced, as well as to the function it performs in the communicative process.
  • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A HETEROGENEIDADE DISCURSIVA: ANÁLISE DE “UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO” DE STEPHEN HAWKING Artigos

    Martins, Marci Fileti

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tematiza a questão da heterogeneidade no Discurso de Divulgação Científica (DDC). Este discurso, ao se articular na zona de contato entre o discurso científico (DC) e os dizeres dos “não cientistas” (DNC), apresenta uma heterogeneidade que chamarei de discursiva (nos termos de GALLO, 2001) que se constitui não só de não-coincidências enunciativas (conforme AUTHIR-REVUZ, 1982), mas também de coincidências com sentidos pré-construídos. Desses confrontos entre sentidos pode resultar uma nova formação discursiva, aquela do DDC, reordenando sentidos do DC e do DNC.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article a comme thème la question de l’hétérogénéité dans le Discours de Divulgation Scientifique (DDS). Ce discours, tout en s’articulant dans la zone de contact entre le discours scientifique (DS) et les dires de “ceux qui ne sont pas de scientifiques” (DNS), présente une hétérogénéité que je nomme discursive (selon GALLO, 2001) constituée en même temps par des non-coïncidences énonciatives (conformément AUTHIER-REVUZ, 1982), et, aussi, par des coïncidences ayant des sens préconstruits. De ces confrontations entre ces sens, il en résulte, peutêtre, une nouvelle formation discursive, celle qui appartient au DDS, tout en rétablissant les sens du DS et ceux du DNS.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo desarrolla el tema de la cuestión de la heterogeneidad en el Discurso de Divulgación Científica (DDC). En su articulación en la zona de contacto entre el discurso científico (DC) y los modos de decir de los “no cientistas” (DNC), tal discurso presenta una heterogeneidad, nombrada “discursiva” (en los términos de GALLO, 2001), que se compone no sólo de las no coincidencias enunciativas (conforme AUTHIR-REVUZ, 1982), sino también de las coincidencias con sentidos preconstruidos. Desde esas confrontaciones entre sentidos puede resultar una nueva formación discursiva, aquella del DDC, reordenando sentidos del DC y del DNC.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present paper thematizes the issue of heterogeneity in the Discourse of Scientific Circulation (DSC). Such a discourse, articulated in the interface between scientific discourse (SC) and the statements of “non-scientists” (SNS), presents a heterogeneity which I call discursive (following GALLO, 2001), and which is constituted not only of non-coincidental enunciations (AUTHIER-REVUZ, 1982), but also of coincidences bearing pre-constructed meanings. From such an interface of meanings a new discursive formation can arise, that of DSC, reordering the meanings of SC and of SNS.
  • DISCURSO PEDAGÓGICO ELETRÔNICO: OS MODOS DE INTERAÇÃO DISCURSIVA NA AULA VIRTUAL EM CONTRASTE COM A AULA PRESENCIAL Artículos

    Constantino, Gustavo Daniel

    Resumo em Português:

    Resumo O discurso eletrônico, em contextos de ensino-aprendizagem on-line, é entendido por muitos como análogo ao discurso de aula presencial. Tal analogia, contudo, não implica nem transparência nem equivalência, motivo pelo qual, neste ensaio, procuramos apontar e discutir as características do discurso didático electrônico nas modalidades mais freqüentes dos programas de ensino da web: os fóruns e os chats. Nessa discussão recorremos ao enfoque teóricometodológico da análise do discurso de orientação funcional-pragmática. Os fóruns mostram diferentes estruturas didáticas que variam significativamente entre si e e em relação a seus possíveis analogados presenciais, cumprindo diferentes funções didáticas, de acordo com as particularidades discursivas que são descritas e exemplificadas no presente trabalho. Com relação aos chats, as análises lingüístico-discursivas efetuadas mostram a dificuldade em se manter diálogos ordenados, nos quais se realizem intercâmbios comunicativo-compreensivos autênticos e profundos. Diferentemente dos diálogos de aula presencial, os chats requerem um cuidadoso plano, no qual o tutor deve ser capaz de antecipar os textos que os participantes escrevem.

    Resumo em Francês:

    Résumé Le discours électronique, dans des contextes formatifs online, est compris par quelquesuns comme analogue au discours de classe présentielle. Cependant, une telle analogie n’implique ni transparence ni équivalence, dont la raison, dans cet essai, de chercher à signaler les caractéristiques du discours didactique électronique dans les modalités les plus fréquentes dans le cadre des programmes de formation dans la net: forums et chats. Dans cette discussion, nous nous appuyons dans les perspectives théoriques de l’analyse du discours d’orientation fonctionnelpragmatique. Les forums montrent de différentes structures didactiques qui varient de manière significative entre elles et par rapport à leurs possibles analogues présentiels, selon les particularités discursives qui sont décrites dans ce travail. En ce qui concerne les chats, les analyses linguistiquesdiscursives effectuées démontrent la difficulté pour qu’on maintienne des dialogues ordonnés dans lequels se réalisent des échanges communicatifs-compréhensifs authentiques et profonds. A la différence des dialogues de classe présentielle, les chats ont besoin d’une soigneuse planification, dans laquelle le tuteur doit être capable d’anticiper les textes que les participants écrivent.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Al discurso electrónico, en contextos de enseñanza on-line, se le entiende frecuentemente como análogo al discurso de la clase presencial. Tal analogía, sin embargo, no supone transparencia ni equivalencia, por lo que, en este ensayo, tratamos de señalar y discutir las características del discurso didáctico electrônico en las modalidades más frecüentes de los programas de enseñanza on-line: foros y chats. Para ese estudio, se hace en abordaje desde un enfoque metodológico del análisis del discurso de matriz funcional-pragmática: los foros muestran distintas estructuras didácticas, las cuales varían significativamente entre sí y respecto a sus posibles analogados presenciales, cumpliendo diferentes funciones didácticas, de acuerdo a rasgos discursivos diferenciales, que se describen y ejemplifican en el presente trabajo; respecto a chats, los análisis lingüístico-discursivos efectuados muestran la dificultad para mantener diálogos ordenados y en los que se realicen auténticos y profundos intercambios comunicativo-comprensivos. A diferencia de los diálogos de clase presencial, las chats requieren una cuidadosa planificación en la que el tutor debe ser capaz de anticipar los textos escritos por los participantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Electronic discourse in online educational contexts is assumed to be analogous to that of face-to-face instruction. Such an analogy, in and of itself, does not imply either transparency or equivalence. As a consequence, in this essay we discuss the features of electronic instructional discourse, especially with regard to the most frequent modes of online instruction: forums and chats rooms. Our theoretical-methodological approach comes from discourse analysis of a functional-pragmatic orientation. Forums differ significantly in terms of instructional structure, varying both among themselves and in relation to their face-to-face equivalents, fulfilling different instructional functions according to the discursive features described and illustrated in this paper. Linguistic and discourse analysis of chat-rooms shows the difficulty of maintaining an orderly dialogue and of establishing genuine and in-depth communicative exchanges within this medium. Unlike face-to-face communication, chats demand careful planning and the tutor’s ability to anticipate the participants’ texts.
  • A CAUSALIDADE: ANÁLISE DE ENUNCIADOS PRODUZIDOS EM UMA REUNIÃO DE IMOBILIÁRIA Artigos

    Dottori Filho, Almiro; Ikeda, Sumiko Nishitani

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é examinar a causalidade, as formas de sua expressão, os diferentes significados de ‘porque’ e suas funções discursivas, em turnos conversacionais de uma reunião de uma imobiliária. A pesquisa apontou para os seguintes resultados: (a) muitas orações introduzidas por ‘conjunção subordinativa’ não são realmente subordinadas; por outro lado, a relação causa-efeito nem sempre é sinalizada por meios tradicionais e, além disso, podendo ocorrer implicitamente, caso em que o ouvinte precisa deduzir a conexão através do contexto; (b) existem três tipos de causalidade: de conteúdo, epistêmica e de ato de fala; e (c) a construção causal envolve outras funções discursivas: dentro da perspectiva dialógica da linguagem, ela emerge em geral depois de relações retóricas de contraste e negação ou, mais genericamente, depois de proposições que vão contra as expectativas partilhadas. Baseamo-nos especialmente em Jordan (1998), Sweetser (1990) e Ford (1994; 2000), que estudaram as essas questões no inglês, para compará-las na língua portuguesa.

    Resumo em Francês:

    Résumé L’objectif de ce travail est celui d’examiner la causalité, les formes de son expression, les différentes significations de ´pourquoi‘ et ses fonctions discursives, à tour de rôle pendant les conversations d’une réunion d’une immobilière. La recherche a désigné les résultats suivants: (a) plusieurs propositions introduites par une´conjonction subordonnée‘ ne sont pas vraiment subordonnées; d’autre part, la relation cause-effet n’est pas toujours signalée par des moyens traditionnels et, en outre, elle peut se trouver implicitement, dans le cas où l’auditeur a besoin de déduire la connexion à travers le contexte; (b) il y a trois types de causalité: de contenu, épistémique et d’acte de parole; et (c) la construction causale contient en soi d’autres fonctions discursives: dans la perspective dialogique du langage, elle émerge en général après les relations rhétoriques de contraste et négation ou, plus génériquement, après les propositions qui vont contre les expectatives partagées. On s’est basés surtout chez Jordan (1998), Sweestser (1990) et Ford (1994; 2000), qui ont étudié ces questions en anglais, pour les comparer avec la langue portugaise.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objeto de este trabajo es examinar la causalidad, las formas de su expresión, las distintas significaciones del término “porque” y sus funciones discursivas, en turnos coloquiales de una reunión llevada a cabo en una inmobiliaria. La investigación ha señalado los siguientes resultados: (a) muchas oraciones que se introducen por “conjunción de subordinación” no son en realidad subordinadas; por otro lado, la relación de causa y efecto no siempre se señala por medios tradicionales y, además, puede tener lugar implícitamente, caso sea necesario al oyente deducir la conexión a través del contexto; (b) existen tres tipos de causalidad: la de contenido, la epistémica y la del acto del habla; (c) la construcción causal implica otras funciones discursivas: en la perspectiva dialogística del lenguaje, emerge en general tras las relaciones retóricas de contraste y negación o, más genéricamente, tras las proposiciones que van en contra de las expectativas compartidas. Nos hemos fundamentado en este estudio básicamente en Jordan (1998), Sweetser (1990) y Ford (1994; 2000), que estudiaron dichas cuestiones en el idioma inglés, comparándolas con las del idioma portugués.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims at analyzing causality, how it is expressed, and the different meanings of ‘because’ and its discursive functions in conversational turns observed during a real estate meeting. The research produced the following results: (a) many clauses introduced by ´subordinate conjunctions’ are not subordinate at all; on the other hand, the cause-effect relation is not always signalled by traditionally accepted means. In addition, it can be implicit, in which case the hearer must deduce the link through contextual information; (b) there are three types of causality: content, epistemic and speech act; and (c) the causal construction involves other discursive functions: within the dialogic perspective of language, it often emerges after rhetorical relations of contrast and negation, or, more generically, after propositions that are distinct from shared expectations. We based our study mainly on Jordan (1998), Sweetser (1990) and Ford (1994; 2000), who studied these issues in English, to compare them with Portuguese.
  • A LEITURA: UMA PRÁTICA DISCURSIVA Ensaios

    Cazarin, Ercília Ana

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto aborda a questão da leitura, na perspectiva teórica da análise do discurso, com filiação em Pêcheux, que entende que é nas operações de recortar, de extrair, de deslocar, de confrontar que se constitui o dispositivo mais particular de leitura. Essa prática de leitura é por ele designada de leitura-trituração. A partir desse entendimento, analiso um texto de natureza midiática, procurando evidenciar a leitura como um processo de produção de sentidos; essa concepção requer o reconhecimento de que o sujeito-leitor, o sujeito-autor e os sentidos são historicamente determinados. Requer também que se reconheça que ler é sempre um gesto de interpretação que se constitui no momento crítico de uma relação entre autor/texto/leitor. Este não reconhece sentidos, não preenche lacunas, e sim, interpelado pela posição-sujeito que o afeta, instaura seu próprio trabalho discursivo, (des)construindo o texto lido e atribuindo sentidos que não necessariamente são aqueles esperados pelo autor.

    Resumo em Francês:

    Résumé Ce texte traite de la lecture, selon la perspective théorique de l’analyse du discours, qui s’inscrit dans la pensée de Pêcheux. Selon lui, c’est dans les opérations de recouper, d’extraire, de disloquer, de confronter qui s’effectue le dispositif le plus propre à la lecture. Cette pratique de lecture est désignée par Pêcheux comme lecture-trituration. À partir de cette compréhension, j’analyse un texte de nature médiatique, cherchant à mettre en évidence la lecture comme un procès de production de sens; cette conception requiert la reconnaissance de ce que le sujet-lecteur, le sujet-auteur et les sens sont historiquement determinés. Elle demande aussi que la lecture soit toujours un geste d’interprétation qui se constitue dans le moment critique d’une relation entre auteurD texteD lecteur. Le lecteur ne reconnaît pas de sens, ne remplit pas de lacunes, mais dès qu’il est interpellé par la position-sujet qui l’affecte, il instaure son propre travail discursif, en (dé)construisant le texte lu et en lui attribuant des sens qui ne sont pas nécessairement ceux qui étaient attendus par l’auteur.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este texto se hace un abordaje acerca de la cuestión de la lectura, desde una perspectiva teórica del análisis del discurso, que se inscribe en el pensamiento de Pêcheux. Según este autor, de las operaciones de recortar, de extraer, de desubicar, de confrontar resulta el dispositivo más particular de la lectura. A tal práctica de lectura le confiere Pêcheux la designación de “lectura-trituración”. Desde esa comprensión, analizo un texto de naturaleza mediática, buscando poner en evidencia la lectura como un proceso de producción de sentidos; dicha concepción requiere el reconocimiento de que el sujeto-lector, el sujeto-autor y los sentidos se determinan históricamente. Asimismo requiere que la lectura sea siempre una actitud de interpretación que se constituye al momento crítico de una relación entre autor/texto/lector. El lector no reconoce sentidos, no rellena huecos, sino - interpelado por la posición-sujeto que lo afecta -, instaura su propia labor discursiva: (des)construye el texto leído y le atribuye sentidos que no son necesariamente aquellos esperados por el autor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present text approaches the issue of reading from the perspective of discourse analysis, following Pêcheux, who believes that it is in the moves of cutting, extracting, dislocating, and confronting that the most particular reading mechanism occurs. Such a reading practice is called by Pêcheux “milling-reading”. From that perspective I analyse a mediatic text, in an attempt to demonstrate that reading is a meaning-production process. Such a conception requires a view of the reader, the author, and the meanings as historically determined. It also implies a view of reading as a gesture of interpretation, constituted in the critical moment of a relation between author/text/ reader. The reader does not recognize meanings, does not fill in gaps, rather, through the interpellation of his subject-position, he carries out his own discursive work, (de)constructing the text and ascribing meanings that are not necessarily those expected by the author.
  • KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S (ORGS.). GÊNEROS TEXTUAIS: REFLEXÕES E ENSINO. UNIÃO DA VITÓRIA, PR: KAYGANGUE, 2005. 207P. Resenha

    Ferreira, Marília Mendes
  • LACOSTE, YVES (ORG.). A GEOPOLÍTICA DO INGLÊS. SÃO PAULO: PARÁBOLA, 2005. 159P. Resenha

    Nascimento, Kátia Honório; Garcia, Mário Alexandre
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