Acessibilidade / Reportar erro

Retorno crítico à noção de ethos* * Tradução do francês de Maria da Glória Corrêa di Fanti (gloria.difanti@pucrs.br - https://orcid.org/0000-0002-5399-5377 - PUCRS/CNPq) e Liz Feré (info@lizfere.com - https://orcid.org/0000-0001-9210-4568 - Centre d'Études sur les Médias, les Technologies et l'Internalisation (CEMTI), Université Paris VIII), com revisão do autor. Este artigo foi publicado originalmente sob o título “Retour critique sur l'éthos” na revista Langage et Société, 2014, v. 149, n. 3, p. 31-48. [https://www.cairn.info/revue-langage-et-societe-2014-3-page-31.htm]. Uma tradução com o título “Retorno crítico sobre o ethos”, realizada por Paula Mesti, foi publicada no livro Análise do Discurso: entorno da problemática do ethos, do político e de discursos constituintes, organizado por Roberto Baronas, Paula Mesti e Renata Carreon, e editado pela Pontes, em 2016.

Critical retourn to the notion of ethos

Resumo:

Este artigo tem o objetivo de desenvolver uma reflexão crítica sobre o uso que é comumente feito do ethos discursivo, há quinze anos, nos trabalhos de análise do discurso. Essa reflexão é ao mesmo tempo autocrítica, uma vez que, desde a década de 1980, contribuí para o desenvolvimento dessa problemática. Inicialmente, procuro analisar mais precisamente o conteúdo da noção de ethos, em que distingo três dimensões: categorial, experiencial e ideológica. Esta tripartição é necessária se quisermos levar em conta a diversidade de manifestações do discurso. Em um segundo momento, reflito sobre o próprio processo de construção do ethos, baseando-me em dados – particularmente em anúncios de sites de relacionamento – diferentes daqueles que geralmente estudamos quando trabalhamos com o ethos. Finalmente, em um terceiro momento, me interesso pelos problemas levantados pela análise do ethos discursivo quando se trabalha com textos nos quais as dimensões verbal e icônica estão estreitamente ligadas. Dois tipos de fenômenos são considerados: os sites da Internet, nos quais estão implicados ethos verbal e ethos digital, e as publicidades.

Palavras-chave:
análise do discurso; ethos; ethos discursivo; incorporação; site de relacionamento

EDIPUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, 90619-900, Tel: 3320-3500 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: letrasdehoje@pucrs.br