Acessibilidade / Reportar erro

Competências gramatical e comunicativa integradas: um estudo da modalidade simboulética

Resumo:

O presente artigo busca a conscientizar sobre a importância de uma abordagem integrada de semântica e pragmática no ensino, especialmente a respeito da competência linguístico-comunicativa na sala de aula de língua adicional. Para dar suporte a isto, discutimos a modalidade simboulética, um fenômeno da linguagem natural que ocorre precisamente na interface entre forma e uso. Primeiramente, discutimos o arcabouço teórico de Kratzer (1981KRATZER, Angelika. The Notional Category of Modality. In: EIKMEYER, H. J.; RIESER, H. (Org.). Words, Worlds and Contexts. Berlin and New York: de Gruyter. 1981. p. 38-74., 1991KRATZER, Angelika. Modality. In: STECHOW, Arnim Von; WUNDERLICH, Dieter. Semantik/Semantics: An International Handbook of Contemporary Research. Berlin: de Gruyter Mouton, 1991. p. 639-650., 2012KRATZER, Angelika. Modals and Conditionals: New and Revised Perspectives. New York: Oxford University Press, 2012. Vol. 36.) para a modalidade em linguagem natural, além da proposta de Yanovich (2013aYANOVICH, Igor. Four pieces for modality, context and usage. PhD dissertation - Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, 2013., 2013bYANOVICH, Igor. On advice modality. Los Angeles: UCLA, 2013b.) para a modalidade simbulética. Depois, discutimos as ferramentas da pragmática cognitiva para analisar o processamento da linguagem, especialmente em relação ao significado procedural e conceitual, baseados na Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (1995)SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: Communication and Cognition. 2. ed. Cambridge: Blackwell Publishing, 1995 (1986).. Finalmente, via esta ilustração, reforçamos nosso argumento original, esperando construir uma ponte que diminua a distância que por vezes é encontrada entre a pesquisa em linguística e a pedagogia de língua adicional.

Palavras-chave:
Semântica; Modalidade simboulética; Pragmática; Significado procedural

EDIPUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, 90619-900, Tel: 3320-3500 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: letrasdehoje@pucrs.br