USP |
Sociologia da Educação |
Abrange estudos socioculturais da escola, dos sistemas escolares, dos processos educativos e de seus agentes e experiências em educação não formal ou escolar. Examina as relações entre a educação e a sociedade, compreendendo os processos culturais, as ideologias, as instituições políticas, os sistemas de dominação e a construção de práticas de resistência e emancipação, quer sob o ponto de vista dos indivíduos, dos grupos ou dos movimentos sociais. |
Unicamp |
Educação e Ciências Sociais |
Esta linha de pesquisa trata a educação a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas das ciências sociais. A formação do pesquisador e do educador nessa linha se dá por meio de diálogos interdisciplinares em diferentes campos e temas de pesquisa. |
UFSCar |
História, Filosofia e Sociologia da Educação |
- História da educação: da antiguidade aos dias atuais; |
- História da educação brasileira: da pedagogia brasílica aos dias atuais; |
- Filosofia da educação: da Paidéia homérica à concepção omnilateral de formação humana contemporânea; |
- As correntes filosóficas na educação brasileira: da colônia aos nossos dias; |
- Aplicação das correntes clássicas da sociologia da educação para a compreensão dos fenômenos relacionados à escolaridade da juventude; |
- O aporte teórico da sociologia para a compreensão dos movimentos sociais ligados à educação; |
- Estudos das instituições escolares, das políticas educacionais e da relação entre educação e trabalho nas perspectivas históricas, filosóficas e sociológicas; |
- Análise bibliométrica e epistemológica da produção científica em educação. |
UFMG |
Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais |
Relações entre desigualdades sociais e desigualdades escolares na educação básica e na educação superior. Análise sociológica de estratégias, processos e práticas de escolarização em diferentes meios sociais. Estudos sobre trajetórias escolares. Estudos sobre a relação família-escola. Estudo do efeito-estabelecimento e do efeito sala de aula. |
UFSC |
Sociologia e História da Educação |
Estudos e pesquisas em torno dos pressupostos epistemológicos da sociologia e/ou da história em articulação com o campo educacional em suas múltiplas abordagens, objetos e fontes, a partir de eixos temáticos passíveis de diálogo: |
1) sociologia da educação: estudos sociológicos da escola. Sistemas institucionais de ensino. Socialização, formação e cultura escolar. Classes, identidades sociais e profissionais. Sociedade, literatura e educação. |
2) História e historiografia em processos educativos: teorias da História. O ensino de História e suas metodologias. História das disciplinas escolares. |
A educação como objeto da pesquisa histórica nos diversos temas: aprendizagem, saberes docentes, memória, etnia, gênero, geração, currículo, livros didáticos. |
UFC |
Filosofia e Sociologia da Educação |
Esta linha tem por objetivo discutir temas relacionados à educação, sobretudo à educação brasileira, a partir de uma variada gama de perspectivas teóricas no âmbito da filosofia e da sociologia. Nesse sentido, a linha se subdivide nos seguintes eixos temáticos: economia política, sociabilidade e educação - este eixo tem o materialismo histórico como enfoque fundamental, a dialética como referencial epistemológico e metodológico, e a economia política crítica como conteúdo analítico unificador dos diversos aspectos da realidade social plural e complexa com a qual se articula o subcomplexo educativo. Conta com o Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional, o Labor. O Labor mantém uma revista eletrônica (www.revistalabor.ufc.br), e coordena uma coleção editorial de livros e coletâneas nas Edições UFC. O eixo filosofias da diferença, antropologia e educação promove estudos e pesquisas acerca das implicações da educação tanto com as novas formas de governabilidade e regulamentação biopolítica dos indivíduos e coletividades como com as novas expressões de resistência a essas formas, a partir do pensamento da diferença e do aporte socioantropológico. O eixo de pesquisas de filosofia, política e educação traz temáticas que se relacionam ao marxismo, às correntes neomarxistas, à filosofia política e à educação. O grupo mantém um encontro anual aberto que já se tornou referência regional na área de filosofia da educação. |