Acessibilidade / Reportar erro

RAYMUNDO FAORO E AS LINHAGENS DO PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO 1 1  Este artigo é fruto da dissertação de mestrado do autor, defendida na Universidade de São Paulo (USP) em 2015, sob orientação do professor Bernardo Ricupero. Uma primeira versão do artigo foi apresentada no 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, ocorrido em 2016 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nessa ocasião, o texto foi comentado pelos professores Juarez Guimarães (UFMG) e Jorge Chaloub (IBMEC-Rio), a quem o autor agradece.

RAYMUNDO FAORO AND THE LINES OF BRAZILIAN POLITICAL THOUGHT

Resumo

O artigo parte da hipótese formulada por Gildo Marçal Brandão sobre a existência de “linhagens do pen samento político brasileiro”, em especial a que denominou “idealismo constitucional”, composta por autores que iden tificariam na suposta centralização política e administrativa do Estado luso-brasileiro o cerne explicativo da má forma ção social brasileira; em consequência, proporiam medidas políticas descentralizadoras e economicamente liberalizan tes. Segundo Brandão, Raymundo Faoro seria um dos maio res exemplos desta linha de reflexão sobre o Brasil. Visando discutir essa tese, em termos sucintos argumentamos que há elementos na obra de Faoro que o aproximam desta linha de argumentação, mas há outros que dela o afastam, permi tindo reinterpretar o sentido da sua contribuição ao pensa mento político social e brasileiro e, por consequência, seu lugar nele.

Palavras-chave:
Raymundo Faoro; Idealismo Constitucional; Pensamento Radical; Liberalismo Brasileiro

CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br