Acessibilidade / Reportar erro

CARTAS

Quero esclarecer aos leitores de LUA NOVA que o meu depoimento para a secção "Revolução Hoje?" foi duplamente prejudicado. De um lado, a Editoria da revista empreendeu uma revisão do meu texto, sem ter me consultado previamente. De outro lado, há numerosos erros de impressão. O resultado de tudo isso foi a aparição, no texto publicado, de algumas frases sem pé nem cabeça.

Apresento a seguir a minha errata. No primeiro parágrafo, ao invés de "qual é a idéia de revolução...", leia-se: "qual é a importância da idéia de revolução...". No segundo parágrafo, ao invés de "...tendência à desapropriação do proletariado fabril...", leia-se: "...tendência à desaparição do proletariado fabril...". No sexto parágrafo, ao invés de "... nova relação de exploração, historicamente inédita e distinta do capitalismo...", leia-se: "... nova relação de exploração, historicamente inédita e radicalmente distinta do capitalismo...". No décimo-terceiro parágrafo, ao invés de "Esses socialistas não têm razões para imitar os luddistas, que queriam, na Inglaterra do século passado, jogar ao mar todas as máquinas, robôs e computadores", leia-se:"Esses socialistas não têm razões para ser luddistas, ou para jogar ao mar todas_ as máquinas, robôs e computadores." Na frase seguinte, ao invés de "... não deve aceitar...", leia-se: "... não devem aceitar...".

Quero, finalmente, manifestar minha discordância com relação à publicação de uma charge caricatural (o carro com os dizeres: "eu amo Karl Marx") coroando a seção "Revolução Hoje?" e referindo-se provavelmente à intervenção do Sr. Armênio Guedes e à minha própria. Esse tipo de "enquadramento" dado aos artigos que não se coadunam com a linha política dominante na revista, é provinciano e tende a afugentar os eventuais "convidados". (Esclareça-se aos leitores que foi a sra. Marília Garcia, em nome da editoria de LUA NOVA, que me solicitou o artigo por telefone.) Há que se apostar na força da argumentação; caso contrário, o verdadeiro debate intelectual no seio da esquerda brasileira será inviabilizado.

Saudações cordiais,

Décio Saes.

Resposta à carta de Décio Saes.

A redação se escusa pelos erros tipográficos, de responsabilidade, inclusive, da editora. Reiteramos, porém, nossa função de editoração no sentido de adequação da linguagem ao estilo de LUA NOVA. Não houve nem haverá qualquer intenção de modificar linhas conceituais, ao contrário, é intenção de LUA NOVA manter debate aberto e amplo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Mar 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 1986
CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br