Este dossiê nasceu de uma proposta feita por Hélio de Seixas Guimarães durante o primeiro semestre de 2022: “que tal organizar um número sobre Retórica em Machado?”. Durante os meses seguintes, estendemos convites a colegas e pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa que, em meio a numerosos compromissos e afazeres, comprometeram-se a compartilhar suas reflexões e pesquisas em andamento, centradas no estudo da linguagem e das numerosas camadas de sentido disseminadas na prosa machadiana.
Os artigos que se vão ler discutem diversas estratégias persuasivas empregadas em paratextos, contos, novelas e romances do autor, a reforçar as hipóteses formuladas por Hélcio Martins (2005), vide “A Litotes em Machado de Assis”, e Maria Nazaré Lins Soares (1968), em Machado de Assis e a Análise da Expressão - na década de 1960 - de que o escritor não só detinha conhecimento sobre os tratados (de retórica, poética, ética, cortesia etc.) antigos e modernos, encontrados nos acervos públicos do Rio de Janeiro, como estilizava parte dos lugares-comuns que frequentavam os jornais e livros, mas também as agremiações literárias, cafés e salões, durante o Segundo Império.
Acreditamos que o dossiê reúne parte expressiva dos estudiosos que se dedicam a percorrer a extensa produção machadiana à cata do “mínimo e do escondido”,1 reverberando o método de composição do autor, expresso numa de suas crônicas. Sou muito grato aos autores, que confiaram seus textos a nossa leitura, e à equipe da revista Machado de Assis em Linha, pelo rigor e cuidado com que acolheram os trabalhos submetidos.
Desejamos que a leitura do dossiê Retóricas deleite e seja útil, como recomendava o poeta Horácio.
Até breve.
Jean Pierre Chauvin
Referências
- ASSIS, Machado de. “11 de novembro”. A Semana. Rio de Janeiro, 1900.
- MARTINS, Hélcio. “A Litotes em Machado de Assis”. In: _____. A Rima na Poesia de Carlos Drummond de Andrade e Outros Ensaios. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras/Topbooks, 2005, p. 309-333.
- SOARES, Maria Nazaré Lins. Machado de Assis e a Análise da Expressão. Rio de Janeiro: MEC/INL, 1968.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Dez 2023 -
Data do Fascículo
2023