Acessibilidade / Reportar erro

PONTO DE INTERROGAÇÃO: PSEUDÔNIMO DESCONHECIDO E TEXTO INÉDITO DE MACHADO DE ASSIS1 1 Este artigo resulta de pesquisa de mestrado, em andamento no Programa de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com apoio da FAPESP, a qual propõe estudar, de forma sistemática, as práticas de assinatura de Machado de Assis.

A QUESTION MARK: UNKNOWN PSEUDONYM AND A UNKOWN TEXT BY MACHADO DE ASSIS

Resumo

Ao longo de sua vida literária, Machado de Assis utilizou muitas e variadas formas para assinar seus textos. Aqui, incluímos um pseudônimo até então desconhecido no conjunto de assinaturas do escritor. Trata-se de um ponto de interrogação ("?"), sinal com o qual subscreveu um texto esquecido nas folhas do Correio da Tarde e ainda inédito, que publicamos ao final do artigo. Tal atribuição será feita a partir de uma autorreferência contida no conhecido texto "O folhetinista", da série "Aquarelas", assinado com a forma "M-as".

Palavras-chave:
Machado de Assis; Autorreferência; Assinatura; Pseudônimo; Folhetinista; Correio da Tarde; O Espelho

Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 sl 38, 05508-900 São Paulo, SP Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: machadodeassis.emlinha@usp.br