Acessibilidade / Reportar erro

NEM TODAS AS CRIANÇAS VINGAM: UMA LEITURA DAS FIGURAÇÕES NO CONTO "PAI CONTRA MÃE", DE MACHADO DE ASSIS (1906)

NOT ALL CHILDREN MAKE IT: A READING OF THE FIGURATIONS IN THE SHORT STORY "FATHER AGAINST MOTHER", BY MACHADO DE ASSIS (1906)

Resumo:

O presente artigo procura investigar as noções de raça, humanidade, maternidade e classe social inseridas no processo de figuração dos personagens do conto "Pai contra mãe", publicado originalmente em Relíquias de casa velha , de 1906, de Machado de Assis. Esta leitura crítica tem como objetivo levantar questões que estreitem ainda mais as relações entre os campos literário e historiográfico. A partir do debate de ideias de autores como Lélia Gonzalez, Frantz Fanon, Roberto Schwarz e Sidney Chalhoub, propõe-se uma análise da interseccionalidade nas leituras dos personagens. Desse modo, a correlação da figuração de Arminda pode ser vista com as muitas mulheres negras escravizadas que sofreram com a violência da branquitude.

Palavras-chave:
raça; maternidade; humanidade; classe social; branquitude

Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 sl 38, 05508-900 São Paulo, SP Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: machadodeassis.emlinha@usp.br