Acessibilidade / Reportar erro

DAS ARTIMANHAS DISCURSIVAS NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS

DISCURSIVE ARTIFICES IN MACHADO DE ASSIS’S WORKS

Este dossiê nasceu de uma proposta feita por Hélio de Seixas Guimarães durante o primeiro semestre de 2022: “que tal organizar um número sobre Retórica em Machado?”. Durante os meses seguintes, estendemos convites a colegas e pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa que, em meio a numerosos compromissos e afazeres, comprometeram-se a compartilhar suas reflexões e pesquisas em andamento, centradas no estudo da linguagem e das numerosas camadas de sentido disseminadas na prosa machadiana.

Os artigos que se vão ler discutem diversas estratégias persuasivas empregadas em paratextos, contos, novelas e romances do autor, a reforçar as hipóteses formuladas por Hélcio Martins (2005MARTINS, Hélcio. “A Litotes em Machado de Assis”. In: _____. A Rima na Poesia de Carlos Drummond de Andrade e Outros Ensaios. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras/Topbooks, 2005, p. 309-333.), vide “A Litotes em Machado de Assis”, e Maria Nazaré Lins Soares (1968SOARES, Maria Nazaré Lins. Machado de Assis e a Análise da Expressão. Rio de Janeiro: MEC/INL, 1968.), em Machado de Assis e a Análise da Expressão - na década de 1960 - de que o escritor não só detinha conhecimento sobre os tratados (de retórica, poética, ética, cortesia etc.) antigos e modernos, encontrados nos acervos públicos do Rio de Janeiro, como estilizava parte dos lugares-comuns que frequentavam os jornais e livros, mas também as agremiações literárias, cafés e salões, durante o Segundo Império.

Acreditamos que o dossiê reúne parte expressiva dos estudiosos que se dedicam a percorrer a extensa produção machadiana à cata do “mínimo e do escondido”,1 1 Crônica publicada no jornal “A Semana”, em 11 de novembro de 1900. reverberando o método de composição do autor, expresso numa de suas crônicas. Sou muito grato aos autores, que confiaram seus textos a nossa leitura, e à equipe da revista Machado de Assis em Linha, pelo rigor e cuidado com que acolheram os trabalhos submetidos.

Desejamos que a leitura do dossiê Retóricas deleite e seja útil, como recomendava o poeta Horácio.

Até breve.

Jean Pierre Chauvin

Referências

  • ASSIS, Machado de. “11 de novembro”. A Semana. Rio de Janeiro, 1900.
  • MARTINS, Hélcio. “A Litotes em Machado de Assis”. In: _____. A Rima na Poesia de Carlos Drummond de Andrade e Outros Ensaios. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras/Topbooks, 2005, p. 309-333.
  • SOARES, Maria Nazaré Lins. Machado de Assis e a Análise da Expressão. Rio de Janeiro: MEC/INL, 1968.
  • 1
    Crônica publicada no jornal “A Semana”, em 11 de novembro de 1900.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Dez 2023
  • Data do Fascículo
    2023
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 sl 38, 05508-900 São Paulo, SP Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: machadodeassis.emlinha@usp.br