Acessibilidade / Reportar erro
Machado de Assis em Linha, Volume: 10, Número: 20, Publicado: 2017
  • Editorial Editorial

    Guimarães, Hélio de Seixas; Senna, Marta de; Silva, Ana Cláudia Suriani da
  • MACEDO, ALENCAR, MACHADO E AS ROUPAS Da Tradição Crítica

    SOUZA, GILDA DE MELLO E

    Resumo em Português:

    Resumo Com base na análise de passagens de obras de Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar e Machado de Assis, este ensaio investiga os vínculos entre personagens, vestimenta e erotismo, possibilitando melhor compreender a personalidade literária desses três importantes romancistas brasileiros da segunda metade do século XIX.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the study of passages from the works of Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar and Machado de Assis, this essay looks into the connections between characters, clothing and eroticism, thereby enabling a better understanding of the literary personality of these three important Brazilian novelists from the second half of the nineteenth century.
  • OS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS NAS REVISTAS DE MODA: LEVANTAMENTO, ALGUMAS HIPÓTESES E CONCLUSÕES Artigos Do Dossiê

    SILVA, ANA CLÁUDIA SURIANI DA

    Resumo em Português:

    Resumo As revistas de moda encontram-se entre os principais canais de difusão de ficção no século XIX. Esse segmento da imprensa desenvolveu-se no Brasil para atender à crescente demanda por material de costura e leitura. Em primeiro lugar, este artigo discute a importância do conteúdo visual e textual na consolidação da revista de moda como um dos principais meios jornalísticos de difusão de ficção no século XIX. Em segundo lugar, investiga se a colaboração de Machado de Assis foi determinante na sobrevivência do Jornal das Famílias e de A Estação por mais de uma década. Parte-se, finalmente, de um levantamento de toda a produção contística do escritor para se determinar se o suporte desempenhou algum papel na divisão dos contos em fascículos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Fashion magazines are among the most important means for the dissemination of fiction in the nineteenth century. This segment of the press developed in Brazil to meet the growing demand for articles on sewing and reading material in general. First, this article discusses the importance of visual and textual content to the consolidation of the fashion magazine as one of the main journalistic means for diffusing fiction in the nineteenth century. Second, it examines whether the collaboration of Machado de Assis as a short-story writer was a determinant factor for the survival of Jornal das Famílias and of A Estação for more than a decade. Finally, this article bases itself on a survey of all of Machado de Assis’s short stories in order to determine whether the medium played a role in dividing the short stories into installments.
  • NAS TRAMAS DO TECIDO: INDUMENTÁRIA DE PERSONAGENS MACHADIANAS E SUAS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS E IDENTITÁRIAS Artigos Do Dossiê

    BENDER, DÉBORA; KUPSSINSKÜ, CÁTIA; SCHEMES, CLAUDIA

    Resumo em Português:

    Resumo A caracterização das personagens na obra de Machado de Assis se dá por meio de inúmeros artifícios, sendo a descrição da indumentária um modo recorrente de representação. Este artigo concentra-se nas menções ao vestuário em contos publicados na revista A Estação e no Jornal das Famílias e procura correlacioná-las à cultura e a questões identitárias do século XIX, na cidade do Rio de Janeiro. Portanto, articulam-se aspectos literários e sociais, verificando em que medida a moda, apresentada pelas personagens, contribui para sua caracterização e para a construção de sentidos dos contos. A análise foi fundamentada em autores que discutem a moda como representação de mundo, na qual valores são veiculados por meio de signos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The characterization of the figures in the work of Machado de Assis is achieved through numerous techniques and the description of clothing is one of the recurrent methods of representation. This article focuses on the references to the wardrobe in the short stories published in A Estação and in Jornal das Famílias, and aims at correlating them to culture and to issues of identity in the nineteenth century in the city of Rio de Janeiro. Therefore, literary and social aspects are interconnected and bear witness to how fashion, as presented by Machadian characters, contributes to the description and construction of meaning for the short stories. This study draws upon authors who address fashion as a representation of the world, where values are transmitted via signs.
  • "A MULHER DE PRETO": REFERÊNCIAS À MODA COMO ESTRATÉGIA PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DO PROJETO EDITORIAL DO JORNAL DAS FAMÍLIAS Artigos Do Dossiê

    SILVA, JOSILENE LUCAS DA

    Resumo em Português:

    Resumo Os contos iniciais de Machado de Assis foram publicados no Jornal das Famílias (1863-1878) em meio a receitas culinárias, dicas de maquiagem e moda. Esses escritos parecem alinhados ao projeto editorial desse periódico porque também exploram temas considerados amenos. No entanto, se na aparência esses escritos seguiam imposições editoriais, um outro olhar sobre eles revela que o autor tentou problematizar alguns desses temas. Acreditamos que para isso se valeu das referências à moda. Para demonstrar essa hipótese será apresentado um estudo do projeto editorial do referido periódico e com base nele será feita uma análise das menções à moda no conto "A mulher de preto" – publicado nessa revista entre abril e maio de 1868.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Machado de Assis’s first short stories were published in the Jornal das Famílias (1863-1878) amid recipes and fashion and makeup tips. These writings seem to be aligned to the magazine’s editorial agenda, because they deal with issues considered to be soft. However, whereas these writings appear to have followed editorial constraints, another perspective reveals that the author attempted to question some of these topics. We believe that this is the reason he made references to fashion in these short stories. A study of the editorial design of this journal will be presented to demonstrate this hypothesis and will underpin an analysis of the short story "The Woman in Black" – published in that magazine between April and May, 1868.
  • OS TRAJES DE MARIA OLÍMPIA: MODA E ADMIRAÇÃO PÚBLICA EM "A SENHORA DO GALVÃO" Artigos Do Dossiê

    NUNES, BRUNA DA SILVA

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo realizar uma leitura do conto "A senhora do Galvão" a partir das referências e representações da moda e do vestuário encontradas no texto, e também da maneira como o anseio pela admiração pública influencia o comportamento da protagonista Maria Olímpia. Para tanto, é levada em consideração a relação de interdependência entre tais temas, observando como o suspense do enredo é deslocado da infidelidade de Galvão para a construção do comportamento de Maria Olímpia por meio da moda, do vestuário e da aparência. Como fonte de pesquisa sobre a moda oitocentista foi estudado, além de trabalhos teóricos sobre o assunto, o periódico Jornal das Senhoras, veiculado no Brasil entre os anos de 1852 e 1855.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims at a reading of the short story "A senhora do Galvão" based on the references and representations of fashion and clothing found in the text. It also considers how the desire for public admiration influences the behavior of the protagonist, Maria Olímpia. Bearing this in mind, consideration is given to the interdependent relationship between these topics while observing how the plot’s suspense is displaced from Galvão’s infidelity to the construction of Maria Olímpia’s behavior through fashion, clothing and appearance. In addition to theoretical works on eighteenth century fashion, the newspaper Jornal das Senhoras, published in Brazil between 1852 and 1855 was studied as a source of research on this subject.
  • MODERNIDADE E MODA EM ESAÚ E JACÓ, DE MACHADO DE ASSIS Artigos Do Dossiê

    SALOMON, GEANNETI TAVARES

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo propõe uma análise crítica e literária sobre a modernidade e a moda presentes na obra Esaú e Jacó, de Machado de Assis. Procuro refletir sobre a forma com que o escritor se apropria de realidades sociais cotidianas, relativas à modernidade de seu tempo e à moda, e as imprime nas estratégias de criação literária por meio de fatos reais entrelaçados às suas personagens, criando no espaço ficcional traços marcadamente relevantes para se observarem essas realidades. O pano de fundo da narrativa é o Rio de Janeiro do século XIX, momento em que ocorrem a crise do Império, a abolição da escravatura e o início da República. A obra permite perceber as relações sociais e profissionais masculinas, bem como o posicionamento da mulher nessa sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study presents a critical literary study about modernity and fashion in Esau and Jacob, by Machado de Assis. I aim at reflecting on how the writer appropriates everyday social realities concerning the modernity of his time and fashion and prints them in the strategies of literary creation by means of real facts intertwined with their characters, thereby creating markedly relevant features for observing these realities in the fictional space. The background of the narrative is nineteenth century Rio de Janeiro, when the Empire’s crisis, the abolition of slavery and the beginning of the Republic occurred. The work reveals the social and professional relationships of men as well as women’s status in society.
  • NO PRINCÍPIO ERA O TEXTO: DOM CASMURRO NO PAPEL, CAPITU NA TELA Artigos Do Dossiê

    MILLECCO, MARIANA

    Resumo em Português:

    Resumo Construído a partir de conceitos, signos, símbolos, relações materiais e imateriais, o figurino apresenta um arsenal de informações a respeito da encenação. O/A figurinista trabalha um objeto que vai vestir o corpo e com ele ajudar a compor a visualidade da cena proposta. Este artigo é uma análise da construção do figurino e visual de Capitu, a famosa personagem de Dom Casmurro de Machado de Assis, na minissérie veiculada pela Rede Globo de Televisão e dirigida por Luiz Fernando Carvalho (Capitu, 2008). Por meio desse trabalho vamos refletir sobre o caminho percorrido pela figurinista Beth Filipecki até a construção da imagem que vimos de Capitu. Para tanto foi realizada uma entrevista em duas etapas (2013), o método empregado foi o Método de Explicitação do Discurso Subjacente – MEDS, formato de entrevista para pesquisa qualitativa narrativa específica, que, além de ocasionar uma construção de pensamento contínuo na resposta, proporciona a melhor percepção do discurso explícito e implícito nela contido. Nestas oportunidades foram coletadas, além das informações aqui apresentadas, imagens do acervo pessoal de Filipecki, e foram fotografadas peças do acervo pessoal de Filipecki usadas na minissérie.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Built from concepts, signs, symbols, and material and immaterial relationships, costumes present an arsenal of information about staging. The costume designer works an object that will dress the body and help it to compose the visual aspect of the scene at hand. This article is a study of the visual construction and costumes of Capitu, the famous character from Dom Casmurro by Machado de Assis, in the miniseries of the same name broadcast by Globo TV and directed by Luiz Fernando Carvalho (Capitu, 2008). Through this work we will reflect upon costume designer Beth Filipecki’s process in constructing and settling on the image of Capitu we see. This was achieved by conducting a two-part interview (2013) that used the methodology known as Underlying Discourse Unveiling Method – UDUM, an interview format adapted for specific qualitative narrative research, which, besides giving rise to a construction of continuous thoughts in the answers, provides a better notion of both its implicit and explicit discourses. Besides the information presented here, these occasions afforded the collecting of images from Filipecki’s personal archive and pieces from Filipecki’s personal archives were photographed and used in the miniseries.
  • ALMAS EXTERIORES. UMA REFLEXÃO SOBRE MODA E ESCRITURA EM MACHADO DE ASSIS Artigos Do Dossiê

    OLIVER, ÉLIDE VALARINI

    Resumo em Português:

    Resumo Os elementos da indumentária em Machado ultrapassam o mero acessório para assumirem um manancial de significações que os atraem para o centro mesmo da construção da narrativa. Qual a função dos qualia ? São tais elementos contingentes, acessórios ou necessários?

    Resumo em Inglês:

    Abstract Through the examination of references to fashion and clothing, this article is a reflection on what is contingent, accessory and necessary in some of the works of Machado de Assis. What is the function of qualia in literature? Is it a mere prop to create "realism" or does it reflect the fundamentals of the very making of literature?
  • ENTREVISTA COM BETH FILIPECKI, FIGURINISTA DE CAPITU (2008) Artigos Do Dossiê

    SILVA, ANA CLÁUDIA SURIANI DA; MILLECCO, MARIANA

    Resumo em Português:

    Resumo A figurinista e professora Beth Filipecki conta como há mais de trinta anos combina os dois ofícios, mantendo interação permanente com colegas e alunos das duas áreas, numa troca de saberes que envolve professores, diretores, produtores, pesquisadores, atores, atrizes, artistas plásticos, cenógrafos, iluminadores, caracterizadores, contramestras, costureiras, alfaiates, aderecistas e artesãos. Na entrevista concedida a Ana Cláudia Suriani da Silva e Mariana Millecco no Rio de Janeiro em 22 de setembro de 2016, Filipecki trata das etapas envolvidas na criação de figurinos para personagens literárias e detalha o processo de concepção e produção da minissérie Capitu, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, para a qual ela criou os figurinos de algumas das mais célebres e complexas criações de Machado de Assis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The costume designer and university professor tells how she has been bringing her two occupations together for over thirty years by permanently interacting with colleagues and students from both fields in an exchange of knowledge involving professors, directors, producers, researchers, actors, actresses, visual artists, set designers, lighting technicians, make-up technicians, assistants, seamstresses, tailors, prop masters and craftsmen. In the interview granted to Ana Cláudia Suriani da Silva and Mariana Millecco in Rio de Janeiro on September 22, 2016, Filipecki discusses the stages involved in creating the costumes for literary characters and explains the thought and production process for the miniseries Capitu, directed by Luiz Fernando Carvalho, for which she created the costumes of some of the most famous and complex of Machado de Assis’s creations.
  • CADERNO DE IMAGENS: A INDUMENTÁRIA EM ADAPTAÇÕES DE OBRAS DE MACHADO DE ASSIS Artigos Do Dossiê

    MILLECCO, MARIANA; SILVA, ANA CLÁUDIA SURIANI DA

    Resumo em Português:

    Resumo Este caderno de imagens faz um passeio pela obra do escritor através dos olhos de alguns diretores e suas equipes de produção, conjugando citações retiradas dos textos e comentários sobre a indumentária das figuras. Faz sentido essa conjunção, uma vez que o escritor criticou e comentou os costumes sociais e as modas do seu tempo, assim como figurinos e cenários de peças teatrais. Ele também insere nos seus textos várias passagens descritivas a respeito da roupa e características físicas das personagens, misturando a poesia da matéria e as cores da psicologia humana, numa construção literária ímpar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This scrapbook of images examines the author’s work through the eyes of directors and production teams, collecting citations taken from his texts and adding comments about the clothing worn by characters. This convergence makes sense, since the author fictionalized, criticized and discussed the social attire and fashion of his time, as well as the costumes and sets of plays. He also dedicates various passages of his texts to descriptions of clothing and the physical features of character, mixing the poetry of the subject and the colors of human psychology to create a unique literary construction.
  • MACHADO DE ASSIS, TRADUTOR DE LONGFELLOW Artigos Gerais

    FLORES, DIEGO DO NASCIMENTO RODRIGUES

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo analisa a tradução que Machado de Assis fez do poema "Serenade", do poeta norte-americano Henry Wadsworth Longfellow, que não está listado nos levantamentos feitos tanto por Jean-Michel Massa quanto por Eliane Ferreira. Com base no texto-fonte encontrado, realizamos um estudo crítico do poema, cujo título foi traduzido como "Lua da estiva noite", analisando os procedimentos tradutórios de Machado e estabelecendo vínculos com sua produção autoral.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims at analyzing the translation, by Machado de Assis, of the poem "Serenade", by the American poet Henry Wadsworth Longfellow, which is not listed in the previous surveys conducted by either Jean-Michel Massa or Eliane Ferreira. Based on the source text identified, a critical study of the poem, whose title was translated as "Lua da estiva noite", was carried out by analyzing the translation process adopted by Machado and by establishing connections between his translation and his authorial production.
  • ENTRE MACHADO DE ASSIS E JACQUES LACAN: PRESSUPOSTOS PARA O ENTENDIMENTO DA ATUAL CONJUNTURA SOCIOPOLÍTICA BRASILEIRA Artigos Gerais

    GAI, EUNICE TEREZINHA PIAZZA; SÖHNLE, ERNESTO

    Resumo em Português:

    Resumo Se o homem pós-moderno parece estar renunciando às virtudes antigas, em benefício das vantagens pessoais, para o Lacan de 1968, seria o esvanecimento da vergonha que abriu as portas para a conversão de qualquer dignidade significante em significante contábil. Assim, a sociedade se pautaria progressivamente pelas formas imaginárias de sobrevivência e/ou ilusão, conferindo um estatuto perverso, inclusive, à política, ainda que narrada pelo discurso do politicamente correto. Contudo, atualmente, despida dos álibis piedosos, restaria disseminada a identificação imaginária com as imposturas de ocasião, abolida a autoria, suprimida a honra e banida de vez a vergonha, por causa do poder e da avidez, como nos antecipou ficcionalmente Machado de Assis, em contos como a "Teoria do medalhão" e "O espelho".

    Resumo em Inglês:

    Abstract If postmodern man seems to disavow old virtues in favor of personal advantages, for Lacan, in 1968, the fading of shame would be what opened the door to converting any significant dignity into significant accounting. In this sense, society would be progressively guided by imaginary forms of survival and/or illusion, giving rise to a perverse rule, including politics, even if it is narrated through a politically correct discourse. However, currently stripped of pious alibis, the imaginary identification with the impostures of opportunity would remain widespread, abolishing authorship, suppressing honor and banishing shame at once, due to power and greed as Machado de Assis had foreshadowed through fiction in tales such as "Medallion Theory" and "The Mirror."
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 sl 38, 05508-900 São Paulo, SP Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: machadodeassis.emlinha@usp.br