Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Machado de Assis em Linha, Volume: 17, Publicado: 2024
  • O OCULTO DO APARENTE: A RELAÇÃO TEXTO-MÚSICA PRESENTE NA CANÇÃO CORAÇÃO TRISTE, DE ALBERTO NEPOMUCENO, COMPOSTA SOBRE VERSOS DE MACHADO DE ASSIS Artigo

    SANTOS, MAURO CAMILO DE CHANTAL; PEIXOTO, MELINA DE LIMA; OLIVEIRA, VITOR DUTRA

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo investiga a presença de relações texto-música na canção brasileira de câmara Coração triste, para canto e piano, de Alberto Nepomuceno, sobre versos de Machado de Assis, e disponibiliza dados acerca da união de poeta e compositor a partir do olhar de estudiosos da canção nacional. Voltado para leitores distantes da linguagem musical e tendo como referência as obras Guidelines for Style Analysis, de LaRue (1992), e Curso de Formas Musicales, de Zamacois (1994), este estudo dispõe dados do processo criativo conhecido como relação texto-música, presente na música ocidental desde seus primórdios, cujos reflexos permanecem através dos séculos até a atualidade. Completa este estudo a disponibilização de uma interpretação dessa canção, por dois dos autores deste estudo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article investigates the presence of text-music relationships in the Brazilian Art Song Coração triste [Sad Heart], for voice and piano, by Alberto Nepomuceno, on verses by Machado de Assis, and provides data about the union of poet and composer from the perspective of scholars of the Brazilian Art Song. Aimed at readers distant from the musical language and taking as reference the works Guidelines for Style Analysis, by LaRue (1992), and Curso de Formas Musicales, by Zamacois (1994), this study provides data on the creative process known as the text-music relationship, present in western music since its beginnings, whose reflections remain throughout the centuries until today. This study is completed by the availability of an interpretation of this Art Song, by two of the authors of this study.
  • CARPEAUX, LEITOR DE MACHADO Artigo

    ROSA, ANDRÉ

    Resumo em Português:

    Resumo Quando partiu rumo ao Brasil, em setembro de 1939, o intelectual austro-brasileiro Otto Maria Carpeaux fez o seu primeiro contato com a literatura brasileira por meio de um texto de Machado de Assis. Com esse primeiro contato, que se deu com uma tradução francesa, Carpeaux percebeu que valeria a pena aprender a língua portuguesa. Desde então, a sua relação com o Bruxo do Cosme Velho - como foi apelidado o autor de Dom Casmurro - e com a cultura brasileira tornou-se cada vez mais profunda. Carpeaux dedicou alguns ensaios à obra de Machado de Assis, entre os quais uma análise original de Memórias póstumas de Brás Cubas e um ensaio que se propunha a rebater as críticas pretensamente marxistas feitas por Octávio Brandão à obra machadiana. Diante desse corpus, este artigo se propõe a analisar os ensaios de Otto Maria Carpeaux dedicados a Machado de Assis, bem como contextualizar a importância do escritor brasileiro para as discussões literárias que se colocavam naquele momento, sobretudo do ponto de vista da análise sociológica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract When he set off for Brazil in September 1939, the Austro-Brazilian intellectual Otto Maria Carpeaux had his first contact with Brazilian literature through a text by Machado de Assis. With this initial contact, which occurred through a French translation, Carpeaux realized that it would be worthwhile to learn the Portuguese language. Since then, his relationship with the "Wizard of Cosme Velho" - the nickname for the author of "Dom Casmurro" - and Brazilian culture became increasingly profound. Carpeaux dedicated several essays to Machado de Assis' work, including an original analysis of "Memórias póstumas de Brás Cubas" and an essay aimed at refuting the supposedly Marxist criticisms made by Octávio Brandão of Machado's work. In light of this body of work, this article aims to analyze Otto Maria Carpeaux's essays dedicated to Machado de Assis, as well as to contextualize the importance of the Brazilian writer for the literary discussions of that time, especially from the perspective of sociological analysis.
  • MACHADO BLACK AND BLUR: A RACIALIZAÇÃO DO AUTOR Dossiê: Machado De Assis, A Escravidão E A Questão Racial

    MONTEIRO, PEDRO MEIRA

    Resumo em Português:

    Resumo: Atentando para a construção das imagens do autor ao longo do tempo, proponho a inadequação dos procedimentos que pretendem resgatar o “verdadeiro Machado de Assis”. Por meio da discussão de certos passos da fortuna crítica passada e atual, de fotografias, anúncios e de um filme recente, sugiro o alinhamento da perspectiva machadiana às propostas de Fred Moten sobre a natureza oscilante da luta negra, e de Eduardo de Assis Duarte sobre o tratamento indireto da história por Machado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Paying attention to the construction of the images of the author over time, I propose the inadequacy of the procedures that intend to rescue the “real Machado de Assis’. By discussing certain strides in the criticism, photographs, posts, and a recent film, I connect the Machadian perspective with Fred Moten’s propositions on the oscillating nature of the Black struggle, and Eduardo de Assis Duarte’s propositions on Machado’s indirect treatment of history.
  • O INSTINTO DA MUCAMA E O TRIUNFO DO MOLEQUE: (MAIS) UMA LEITURA D'"O ALIENISTA" Dossiê: Machado De Assis, A Escravidão E A Questão Racial

    BRAGA-PINTO, CÉSAR

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe uma leitura do conto/novela "O Alienista" levando em conta a questão da escravidão e da negritude. Primeiro, discute a forma como a questão é incluída ou excluída das obras de alguns dos grandes nomes da crítica machadiana e, em particular, das interpretações da novela. Depois, chama a atenção para uma cena em que aparecem uma "mucama" e um "moleque", associando-a ao contexto da revista em que a novela foi publicada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes a reading of the story/novella "The Alienist" taking into consideration the issue of slavery and blackness. First, it discusses the way in which the theme is included or excluded from the works of some of the most renown critics of Machado and, in particular, from their interpretations of the story. Then, it calls attention to passage with two black characters, and associates it with the context of the magazine in which it was published.
  • MACHADO DE ASSIS, AFROPESSIMISTA: UMA POSSIBILIDADE HERMENÊUTICA? Dossiê: Machado De Assis, A Escravidão E A Questão Racial

    SAMYN, HENRIQUE MARQUES

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio investiga possibilidades de leitura da produção literária de Machado de Assis desde uma perspectiva Afropessimista. Em contraposição ao entendimento convencional do pessimismo presente na obra de Machado, ressaltado no trabalho de críticos como Sílvio Romero, Alcides Maya e Alfredo Pujol, sugere-se que o Afropessimismo oferece subsídios para uma compreensão do olhar radicalizado de Machado de Assis sobre as consequências da escravidão para a sociedade brasileira. Desde essa perspectiva, apresentam-se alguns apontamentos iniciais de leitura sobre os contos "Mariana" (1871) e "Pai contra mãe" (1906).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper inquires about interpretations of Machado de Assis's literary production from an Afropessimist perspective. In contrast to the conventional understanding of pessimism present in Machado de Assis's writings, in the works of critics such as Sílvio Romero, Alcides Maya and Alfredo Pujol, the paper suggests that Afropessimism offers support for an understanding of Machado de Assis's radicalized view of the consequences of slavery for Brazilian society, presenting some remarks on the short stories "Mariana" (1871) and "Pai contra mãe" (1906).
  • POTIRA E SABINA: ESCRAVIDÃO, GÊNERO E INDIANISMO NA POESIA DE MACHADO DE ASSIS Dossiê: Machado De Assis, A Escravidão E A Questão Racial

    MUNDIM, LARISSA

    Resumo em Português:

    Resumo Autor de personagens femininas aclamadas pelos leitores, Machado de Assis criou mulheres que suscitam o debate de gênero realizado pela crítica literária. Neste artigo, meu objetivo é analisar Potira e Sabina, duas personagens femininas machadianas da coletânea poética Americanas (1875), uma indígena e outra africana, pela ótica das discussões sobre escravidão, raça e gênero no Brasil Imperial. O tema das duas poesias dialoga com o debate acerca da Lei do Ventre Livre (1871), que apontou para o possível fim da escravidão no Brasil - mostrando que o poeta estava afinado com as principais questões oitocentistas em torno dos três temas citados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Machado de Assis was the author of female characters who were acclaimed by audiences. These characters have already sparked a gender debate in literary criticism. In this article, my purpose is to analyse two of Machado's female characters from the poetic collection Americanas (1875): Potira and Sabina, the former indigenous and the latter African, through the lens of the debate on slavery, race, and gender in Imperial Brazil. The theme of the two poems dialogues with the debate on the Free Womb Law (1871), a law that pointed towards the possible end of slavery in Brazil - showing that the poet was aligned with the main nineteenth-century debates on gender, race, and slavery.
  • UM NARRADOR INDIGNO DE CONFIANÇA: AIRES E A CORDIALIDADE BRANCA EM MEIO À ESCRAVIDÃO Dossiê: Machado De Assis, A Escravidão E A Questão Racial

    SIEGA, PAULA REGINA; VITA, MARIA CONCEIÇÃO

    Resumo em Português:

    Resumo Contrapondo as teorias sobre as literaturas afro-brasileira, negro-brasileira e o romance moderno, retomamos as noções de autor implicado, pacto de leitura e leitor desconfiado para indicar na dissimulação machadiana o esvaziamento de poder do leitor idealmente branco. Sugerimos que a teoria do romance moderno europeu é insuficiente para abarcar os procedimentos narrativos de Machado, próprios de uma sociedade cujas relações étnicas se assentam sobre a escravidão. Vendo em Aires o último dos narradores machadianos indignos de confiança, indicamos as bases escravistas da cordialidade do conselheiro em suas anotações sobre a Abolição. Concluímos que o leitor desconfiado, diante do romance machadiano, recupera o pacto de confiança no autor real, cujos artifícios retóricos marcam a indignidade das vozes narrativas de nossas elites.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Confronting the theories about Afro-Brazilian, Black-Brazilian and modern literatures, we return to the notions of implicated author, reading pact and suspicious reader to indicate that Machadian dissimulation empties the power of the ideally white reader. We suggest that the theory of the modern European novel is insufficient to encompass the Machadian narrative procedures, proper as they are to a society whose ethnic relations are based on slavery. Seeing in Aires the last of Machado's untrustworthy narrators, we indicate the slave bases of the counselor's cordiality, focusing his notes on abolition. We conclude that the suspicious reader, in the face of the Machadian novel, recovers the pact of trust in the real author, whose rhetorical devices mark the indignity of the narrative voices of our elites.
  • CRÔNICAS DO ESCRITOR CARAMUJO: MACHADO DE ASSIS E A QUESTÃO RACIAL EM "BONS DIAS!" Dossiê: Machado De Assis, A Escravidão E A Questão Racial

    TIMBÓ, MARGARIDA PONTES; SEIDL, CHRISTIAN GOMES

    Resumo em Português:

    Resumo A atemporalidade da literatura machadiana é inegável, pois Machado de Assis trouxe à tona questões emblemáticas quanto ao seu tempo e espaço históricos, situadas na sociedade carioca do século XIX marcada, sobretudo, pelo debate social e político da escravidão que atravessava todas as comunidades à época. O referido autor desenvolveu ácido e pontual senso crítico sobre o tema, abordado mais frequentemente em seus contos e crônicas, ao se utilizar de variados elementos discursivos, estéticos, estilísticos e literários para denunciar o sistema escravocrata presente no Brasil oitocentista. Com isso, este artigo objetiva investigar a questão racial nas crônicas da série "Bons Dias!" (1888-1889), publicadas no jornal carioca Gazeta de Notícias. Busca-se analisar o contexto de produção dos referidos textos sob o olhar da literatura negro-brasileira e compreender a necessidade de aplicação desse conceito à análise contemporânea da produção escrita machadiana. A pesquisa, teórico-bibliográfica e de viés qualitativo, baseou-se nos estudos de Duarte (2009; 2020), Gledson (2006), Chalhoub (2009), Guimarães (2017), entre outros pesquisadores da fortuna crítica machadiana. Para compor o aporte teórico do trabalho, utilizou-se ainda o pensamento dos autores Cuti (2010), Fanon (2008), entre outros que estudam questões étnico-raciais e a literatura negro-brasileira. Os resultados da pesquisa discutem a compreensão do projeto literário elaborado por Machado de Assis, cidadão e autor negro-brasileiro que lutou contra e denunciou, a seu modo, as injustiças de uma nação construída com base na exploração e no genocídio da população negra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Machado's literature resonates with contemporary audiences because of its insightful exploration of 19th-century Rio de Janeiro society, particularly its grappling with slavery. Machado de Assis, a key figure of the time, critiqued societal norms sharply through his short stories and chronicles, employing various literary techniques to condemn the pervasive slave system. This article focuses on analyzing how Machado addressed race in his "Bons Dias!" series (1888-1889), published in Rio de Janeiro's Gazeta de Notícias. We aim to understand the production context of these texts within black-Brazilian literature and emphasize the importance of this perspective in contemporary assessments of Machado's work. Our study employs a theoretical and bibliographical approach, drawing on insights from scholars like Duarte (2009; 2020), Gledson (2006), Chalhoub (2009), and Guimarães (2017). We also incorporate perspectives from scholars such as Cuti (2010) and Fanon (2008), who contribute to the discourse on ethnic-racial issues and black-Brazilian literature. Ultimately, our research highlights Machado de Assis's role as a conscientious black-Brazilian author who bravely confronted and exposed the injustices endured by the black population in a nation built on their exploitation and genocide. Machado's writings not only critique societal inequalities but also contribute to the broader struggle for social justice and equality.
Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 sl 38, 05508-900 São Paulo, SP Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: machadodeassis.emlinha@usp.br