Acessibilidade / Reportar erro

A CRÍTICA E OS MOMENTOS CRÍTICOS: DE LA JUSTIFICATION E A GUINADA PRAGMÁTICA NA SOCIOLOGIA FRANCESA1 1 Agradecemos a Frédéric Vandenberghe, a Luiz Antônio Machado da Silva, a Jussara Freire, a Palloma Menezes e aos integrantes do grupo Sociofilo da IESP-UERJ pelos comentários às versões prévias do presente texto.

Resumo:

O objetivo do presente texto é apresentar a sociologia pragmática francesa a partir do livro De la justification de Luc Boltanski e Laurent Thévenot. Primeiro, fazemos uma introdução geral dos principais pontos de convergência do campo sociológico francês desde a década de 80. Em seguida, apresentamos a obra De la justification, considerada como um marco na guinada pragmática da sociologia francesa. Então, apresentamos dois de seus principais conceitos: o de prova e o de cité. Por fim, através de um apanhado das forças e das fraquezas do modelo, problematizamos alguns de seus limites e desafios, como o de integrar na intuição pragmatista questões como o engajamento crítico do sociólogo e a análise dos processos, das disposições e dos problemas de longa duração.

Palavras-chave:
Sociologia pragmática; Pragmatismo; Luc Boltanski; Laurent Thévenot; Justificação

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com