Acessibilidade / Reportar erro

Dessenhorizar a academia: ações afirmativas na pós-graduação1 1 Este artigo faz parte do projeto “Principles and Practice in Approaches to Deracialisation: countering the Social Dynamics of Contemporary Racialisation in Brazil, South Africa, Sweden and the United Kingdom” (2016-04759), financiado pelo Swedish Research Council. A autora e o autor também contaram com fomentos públicos do Estado brasileiro, seja por meio de bolsas de pesquisa, seja pela manutenção de seus Programas de Pós-Graduação. Os recursos da CAPES, do CNPq e de outras agências são cruciais para a pesquisa no país.

De-lording the academy: affirmative action in graduate programmes

Dessenhorizar la academia: acciones afirmativas en estudios de posgrado

Resumo

A partir de uma etnografia do processo de reivindicação e implementação da política de ações afirmativas para os programas de pós-graduação da Universidade de Brasília, o texto procura refletir sobre a afinidade e a imbricação entre critérios de excelência acadêmica, colonialidade do saber e racismo institucional. O artigo resgata eventos que antecederam os acontecimentos do ano de 2020, a fim de coadunar os enfrentamentos locais com outras agendas de longa data que tiveram estopim em momento concomitante, como o movimento #BlackLivesMatter. Seu objetivo é apontar para a necessidade de se dessenhorizar a academia e enfrentar sua constituição plantation. O artigo frisa ainda a importância da prática etnográfica nas instituições de ensino e pesquisa em que atuamos e onde, em nosso cotidiano, dilemas éticos com implicações políticas e epistemológicas cruciais têm lugar.

Palavras-chave:
Ações Afirmativas; Racismo; Educação Superior; Racismo institucional.

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com