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Movimentos e(m) desertos: as trilhas da existência entre quilombolas de Goiás1 1 Este artigo é o resultado de muitos diálogos e interlocuções, e uma versão preliminar foi apresentada na 31ª RBA (2018) e nos Seminários de Antropologia e Filosofia da Unifesp (2019). Agradeço ao André Guedes e à Candice Vidal, organizadores do primeiro evento; e a Jorge Villela, Alexandre Pereira e Alexandre Carrasco, organizadores do segundo, bem como aos participantes de ambos os eventos pelos importantes debates que fomentaram. Também agradeço ao parecerista anônimo desta revista pelas sugestões.

Movimientos en los desiertos: los senderos de la existencia entre los quilombolas de Goiás

Moving through deserts: trails of being among maroons in Goiás

Resumo

Neste artigo, exploro as variações semânticas da noção de deserto e sua relação com movimento entre os quilombolas de Família Magalhães (Nova Roma, GO). O grupo é originário dos kalungas, negros escravizados em fuga que viviam, desde o século 17, escondidos pelos vales do rio Paranã. A dose de invisibilidade que a região lhes proporcionava foi essencial para garantir sua existência em liberdade. Se hoje a região é tida pelos munícipes como lugar de falta, um deserto em vias de desaparecer, os Magalhães fazem dela potência criativa. É sob a iminência do deserto que tais quilombolas percorrem suas trilhas, entrelaçam movimentos, se produzem continuamente enquanto povo “amigueiro”, cultivam relações de vizinhança, intervêm nas políticas públicas sobre suas terras. Cultivar relações de amizade é, por um lado, condição necessária para que saiam do deserto e, por outro, o deserto é necessário para manterem o seu modo ser.

Palavras-chave:
Mobilidade; Goiás; Quilombo; Território; Amizade

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