Acessibilidade / Reportar erro

Sequential hemodynamic assessment in aortic valve insufficiency in rats

RESUMO

OBJETIVOS:

No modelo experimental de insuficiência aórtica, a artéria carótida comum direita é utilizada para danificar os folhetos valvares, o que impede avaliações hemodinâmicas subsequentes do ventrículo esquerdo. O objetivo deste estudo foi estabelecer um modelo alternativo de insuficiência aortic em ratos que permitisse a cateterização ventricular esquerda para monitorizar a hemodinâmica em dois momentos distintos.

MÉTODOS:

Os ramos da artéria carótida interna e externa direitas foram dissecadas. O ramo interno foi temporariamente ocluído. O ramo externo foi cateterizado em sua porção patente proximal. Parâmetros hemodinâmicas ventriculares foram medidos antes e depois dos danos aos folhetos valvares via guia metalico. O cateter foi retirado e o ramo direito externo foi ocluido permanentemente. A carótida interna direita foi liberada e o fluxo sanguíneo restabelecido. Após quatro semanas, a hemodinâmica do ventrículo esquerdo foi realizada a partir da artéria carótida comum direita.

RESULTADOS:

Quatro semanas após o estabelecimento de insuficiência aórtica, os parâmetros hemodinâmicos do ventrículo esquerdo mostraram um padrão clássico de hemodinâmica crônica, similar ao observado em pacientes com insuficiência aórtica crônica. A pressão arterial sistólica foi elevada e pressão de pulso foi aumentada.

CONCLUSÃO:

Este novo método de cateterização da artéria carótida permite duas medidas hemodinâmicas seqüenciais distintas e caracteriza bem o modelo de insuficiência aórtica em ratos.

Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br