INTRODUÇÃO:
Medidas de pressão inspiratória máxima e pressão expiratória máxima são usados para avaliar a força desenvolvida pelos músculos respiratórios. Tais medidas são também utilizadas como critérios para o desmame da ventilação mecânica, para determinar as consequências funcionais de várias doenças sistêmicas e do desenvolvimento de doenças pulmonares e neuromusculares.
OBJETIVO:
Verificar a presença do efeito de aprendizado nas mensurações de pressão inspiratória e expiratória máximas.
MÉTODO:
Foram realizadas 15 medições sequenciais de pressão inspiratória máxima e 15 de pressão expiratória máxima em 71 indivíduos. Os resultados para ambas as séries foram comparados ao longo de cada série
RESULTADOS:
As comparações entre a primeira e as demais medidas não apresentaram diferenças estatisticamente significativas (p > 0,05).
CONCLUSÃO:
Não houve efeito aprendizado em 15 medidas repetidas de pressão inspiratória máxima ou pressão expiratória máxima em adultos saudáveis.
PALAVRAS-CHAVE:
pressão inspiratória máxima; efeito aprendizagem; músculos respiratórios