Acessibilidade / Reportar erro

Anthropometric indicators as predictors of serum triglycerides and hypertriglyceridemia in older adults

RESUMO

OBJETIVOS:

Comparar a relação entre indicadores antropométricos e triglicerídeos séricos e identificar os indicadores mais associados à hipertrigliceridemia em idosos.

MÉTODOS:

Estudo transversal de base populacional realizado com 316 idosos (> 60 anos), em 2011. Foram verificados os triglicerídeos (sistema Accutrend(r) Plus), o índice de massa corporal, a razão cintura-quadril, a razão cintura-estatura, o índice de conicidade, o índice de adiposidade corporal, a dobra cutânea tricipital e as circunferências da cintura e da panturrilha.

RESULTADOS:

As análises de regressão linear mostraram que a razão cintura-quadril (6,5%), nas mulheres e o índice de massa corporal (12,3%), nos homens, foram os indicadores que mais explicaram a variabilidade dos triglicerídeos. A regressão de Poisson mostrou que o índice de massa corporal, a circunferência da panturrilha e a dobra cutânea tricipital foram os indicadores associados a hipertrigliceridemia (triglicérides > 150 mg/dl), no sexo feminino. Para os homens, à exceção da razão cintura-quadril e do índice de conicidade, os demais indicadores foram associados à hipertrigliceridemia.

CONCLUSÕES:

Os indicadores antropométricos que melhor discriminam a variabilidade dos triglicerídeos diferem entre os sexos. O índice de massa corporal, a circunferência da panturrilha e a dobra cutânea tricipital se destacam como os melhores indicadores antropométricos para hipertrigliceridemia em idosos de ambos os sexos.

Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br