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AVALIAÇÃO DO EFEITO DE APRENDIZADO NA MENSURAÇÃO DAS PRESSÕES INSPIRATÓRIA E EXPIRATÓRIA MÁXIMAS EM ADULTOS SAUDÁVEIS

INTRODUÇÃO:

Medidas de pressão inspiratória máxima e pressão expiratória máxima são usados para avaliar a força desenvolvida pelos músculos respiratórios. Tais medidas são também utilizadas como critérios para o desmame da ventilação mecânica, para determinar as consequências funcionais de várias doenças sistêmicas e do desenvolvimento de doenças pulmonares e neuromusculares.

OBJETIVO:

Verificar a presença do efeito de aprendizado nas mensurações de pressão inspiratória e expiratória máximas.

MÉTODO:

Foram realizadas 15 medições sequenciais de pressão inspiratória máxima e 15 de pressão expiratória máxima em 71 indivíduos. Os resultados para ambas as séries foram comparados ao longo de cada série

RESULTADOS:

As comparações entre a primeira e as demais medidas não apresentaram diferenças estatisticamente significativas (p > 0,05).

CONCLUSÃO:

Não houve efeito aprendizado em 15 medidas repetidas de pressão inspiratória máxima ou pressão expiratória máxima em adultos saudáveis.

PALAVRAS-CHAVE:
pressão inspiratória máxima; efeito aprendizagem; músculos respiratórios


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