OBJETIVO: Verificar a influência de diferentes sequências de exercícios no desempenho do número de repetições máximas em mulheres idosas.
MÉTODOS: Doze mulheres idosas (65,7 ± 5,6 anos, 66,9 ± 9,5 kg, 1,56 ± 0,67 m; 27,4 ± 3,6 kg/m2) foram submetidas a diferentes sequências de exercícios no Treinamento Resistido. Na primeira visita, as voluntárias foram submetidas à anamnese, avaliação antropométrica e teste de 10 RM. Na segunda visita, foi feito um re-teste de 10RM. Na terceira e quarta visita, as voluntárias realizaram as duas sequências: SEQ A - supino horizontal, puxador alto fechado, rosca bíceps e rosca tríceps e, SEQ B - a ordem foi inversa. O desempenho foi medido pelo número de repetições em cada exercício. A fim de verificar as diferenças nos dados obtidos no desempenho em diferentes sequências e séries, foram realizadas medidas repetidas pela ANOVA two-way seguido do teste post-hoc de Tuckey.
RESULTADOS: Os resultados demonstraram que o número de repetições de cada exercício variou significativamente entre as sequências nos exercícios de supino horizontal, rosca bíceps e rosca tríceps.
CONCLUSÕES: A ordem dos exercícios realizada em uma sessão de treinamento resistido pode afetar o desempenho no número de repetições em mulheres idosas.
PALAVRAS-CHAVE: Força Muscular; Levantamento de Peso; Pessoas Idosas; Aptidão Física