Acessibilidade / Reportar erro

MICROANATOMIA DO NERVO CUTÂNEO FEMORAL LATERAL EM RELAÇÃO AO LIGAMENTO INGUINAL E SUA IMPORTÂNCIA CLÍNICA

TEMA:

Um melhor conhecimento da composição e propriedades do tecido conjuntivo relacionadas ao Nervo Cutâneo Femoral Lateral (NCFL) e ao Ligamento Inguinal pode ser importante para compreender o diagnóstico e o tratamento aplicável a lesões como a meralgia parestética.

OBJETIVO:

Determinar as quantidades relativas dos componentes não-fasciculares nas seguintes áreas: (i) proximal ao ligamento inguinal [NCFL-1], (ii) em profundidade ao ligamento inguinal [NCFL-2], ou (iii) distal a NCFL-2 [NCFL-3]. Esses valores foram discriminados como tecido conjuntivo adiposo [FAT] ou não-adiposo [NON_FAT].

MÉTODO:

Foram utilizadas amostras de NCFL-1, NCFL-2 e NCFL-3 a partir de 21 amostras de cadáveres humanos. As secções em parafina destas estruturas foram processadas por coloração Masson para tecido conjuntivo. O número de fascículos foi contado em cada uma destas estruturas; áreas de gordura e sem gordura foram determinadas nas áreas não-fasciculares das estruturas.

RESULTADOS:

Foram contados mais fascículos em NCFL-3 vs. NCFL-1 ou NCFL-2; havia mais NON-FAT vs. FAT em NCFL-2 vs. NCFL-1 e NCFL-3; inversamente, houve mais FAT vs. NON-FAT em NCFL-3 vs. NCFL-1 e NCFL-2. Todas estas comparações foram estatisticamente significativas.

CONCLUSÃO:

A presença de um maior teor de NONFAT em NCFL-2 e FAT em NCFL-3 pode ajudar a explicar o aparecimento de paresthetica meralgia resultante da compressão ou encarceramento focal do Nervo Cutâneo Femoral Lateral que passa profundamente ao ligamento inguinal.

PALAVRAS-CHAVE:
Nervo cutâneo Femoral Lateral; fibras colagenas; tecido adipose; ligamento inguinal


Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br