Acessibilidade / Reportar erro

Coexpressão relevante de STMN1, MELK e FOXM1 em glioblastoma e revisão do impacto de stmn1 na biologia do câncer

OBJETIVO:

Analisar as expressões associadas de STMN1, MELK e FOXM1 na procura de alvos alternativos de tratamento em glioblastoma (GBM) e revisar os papeis funcionais relevantes de STMN1 na biologia do câncer.

MÉTODO:

As expressões de STMN1, MELK e FOXM1 foram estudadas por PCR quantitativo e suas coexpressões foram analisadas em dois coortes independentes de GBM. A revisão dos artigos publicados em revistas indexadas na procura dos aspectos funcionais múltiplos de STMN1 foi conduzida focando-se nos estudos mais recentes discutindo o seu papel em câncer, quimiorresistência e vias de sinalização envolvendo MELK e FOXM1.

RESULTADOS:

Observou-se expressões associadas significantes de MELK e FOXM1 com STMN1. Adicionalmente, a revisão da literatura salientou a relevância do STMN1 na progressão do câncer.

CONCLUSÃO:

STMN1 é muito importante nos eventos relacionados ao desenvolvimento e progressão do câncer, como proliferação celular, migração e resistência ao tratamento. Desta forma, STMN1 pode ser um forte alvo terapêutico em um grande número de cânceres humanos. Em GBM, o tumor cerebral mais agressivo, MELK/FOXM1/STMN1 apresentaram significativa associação em suas expressões gênicas, indicando, portanto, MELK e FOXM1 como alvos alternativos para terapia em substituição ao STMN1, que apresenta alta expressão no tecido cerebral normal. Perseverar nos estudos funcionais para o entendimento da via de sinalização do STMN1 é relevante para melhorar os esquemas terapêuticos para câncer.

PALAVRAS-CHAVE:
Stathmin; citoesqueleto; microtúbulos; glioblastoma


Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br