Acessibilidade / Reportar erro

MENINGIOMA DE TUBÉRCULO SELAR: HÁ UMA ABORDAGEM CIRÚRGICA IDEAL?

INTRODUÇÃO:

Os meningiomas de tubérculo selar certamente representam um desafio para os neurocirurgiões no que se refere ao manejo cirúrgico. Estes tumores representam até 10% de todos os meningiomas intracranianos. A dificuldade em ressecar cirurgicamente estes meningiomas provém da sua relação com os nervos ópticos, com o quiasma óptico e com as artérias carótidas internas, cerebrais anteriores e suas perfurantes. Discutimos as principais abordagens e as complicações com base em nossa série de pacientes e numa revisão da literatura.

CASUÍSTICA E MÉTODOS:

Relatamos nossa série de casos pessoais de 38 pacientes com meningiomas de tubérculo selar. Trinta e seis pacientes foram submetidos a craniotomia para ressecção tumoral (12 bifrontal, 12 pterional, 6 supraciliar, 4 unilateral frontal e 2 fronto-orbito-zigomático) e 2 receberam abordagem endoscópica endonasal. A escala de Simpson, bem comoaxas de morbidade e mortalidade foram analisadas durante o período pós-operatório, em função das diferentes abordagens.

RESULTADOS:

Trinta e um pacientes foram submetidos a excisões de grau I e II da escala de Simpson; os demais foram submetidos a excisão de grau IV da mesma escala. A taxa global de morbidade sem acometimento visual foi de 13,15% (5 de 38 pacientes), enquanto a mortalidade evidenciada foi de 5,3% (2 dentre 38 pacientes).

CONCLUSÃO:

O principal sintoma que leva ao diagnóstico de meningioma de tubérculo selar é o comprometimento visual, de modo que o principal objetivo da cirurgia é alcançar a melhora da visão nestes pacientes. Os resultados alcançados foram favoráveis quando associados com a seleção apropriada da abordagem cirúrgica. Mais estudos são necessários para definir os fatores prognósticos para os pacientes com meningioma de tubérculo selar após intervenção cirúrgica.

Palavras-chave:
Tubérculo selar; Meningiomas; Base do Crânio; Processo Clinóide; Nervo óptico


Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br