RESUMO
Este estudo investiga a Rodovia Presidente Dutra inaugurada na década de 1950 e sua influência no processo de urbanização do Vale do Paraíba Paulista. Amparado nas constatações de Villaça (2001)VILAÇA, F. O espaço intra-urbano no Brasil. 2. ed. São Paulo: Studio Nobel. 2001. 373p., que apontou para as vias regionais como vias de urbanização, a Rodovia Presidente Dutra assumiu um papel primordial para o crescimento das cidades. Na década de 1970, tal infraestrutura rodoviária foi um importante vetor do processo de realocação industrial a partir da Grande São Paulo (LENCIONI, 1998LENCIONI, S. Mudanças na Metrópole de São Paulo e Transformações Industriais. São Paulo, Revista do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). 1998, v.12 p.27-42.). Mais recentemente, a Rodovia foi novamente apontada nas propostas para a adoção dos Vetores Territoriais no Estado de São Paulo. A análise temporal visa, por meio, de mapas axiais explorar a expansão urbana e o sistema viário urbano-regional. Para isso, fez-se o uso de cartas topográfica,s elaboradas para o ano de 1977 e da base de dados das vias urbanas existentes no ano de 2015, obtida do projeto Open Street Map (OSM). A cartografia resultante do índice de integração das vias urbanas proporcionou uma visão espacial do sistema viário intra-urbano revelando indícios de um processo de urbanização dispersa, permitindo assim, evidenciar a Rodovia Presidente Dutra como um elemento estruturador do espaço urbano-regional no Vale do Paraíba Paulista.
Palavras-chave:
Rodovia Presidente Dutra; Eixos de Desenvolvimento; urbanização dispersa; mapa axial