Estudos precedentes sugerem que as emoções relacionadas com o consumo são importantes para compreender as reações dos consumidores após a compra. Este estudo analisa a relação entre as emoções dos consumidores de fitness e satisfação global. Depois de uma etapa inicial de listagem de pensamento-livre e validade de conteúdo, seguido de um pré-teste, foi realizada uma pesquisa entre os consumidores de cinco centros de fitness diferentes (n = 786). O questionário incluiu medidas para avaliar as emoções positivas e negativas, bem como a satisfação global com o centro de fitness. Os resultados obtidos através de um modelo de equações estruturais forneceram evidências de que as emoções negativas vivenciadas pelos consumidores impactam negativamente a satisfação global, enquanto as emoções positivas têm um efeito positivo sobre a satisfação global. Estes resultados sugerem implicações para os gestores, tais como a necessidade de recolher informação sobre a perceção dos consumidores dos aspetos tangíveis e intangíveis dos serviços, ouvir regularmente as opiniões dos consumidores e facultar formação regular aos colaboradores. Isto permitirá identificar os aspetos que desencadeiam emoções positivas e contribuir para o aumento dos níveis de satisfação global. Orientações para futuras pesquisas no contexto de fitness também são sugeridas.
emoções; satisfação; consumidores de fitness ; centros de fitness