Acessibilidade / Reportar erro

Determinação de feedback no judô por meio de T-patterns

O objetivo de esta investigação baseia-se na proposta de mudanças metodológicas no ensino/aprendizagem da técnica de judo Deashi-harai, assinalando os erros técnicos mais comuns durante a sua execução, assim como as suas sequências. Realizou-se um estudo observacional, onde participaram 50 estudantes da Universidade de Vigo sem conhecimentos prévios de Judô, foram filmados executando a técnica em estudo depois de uma formação prévia de quatro meses. Os resultados obtidos foram avaliados através de estatística descritiva e análise de T-patterns. Identificamos: a) uma diversidade de defeitos na execução da técnica; b) umas sequências de erros em cadeia que afetam consideravelmente o desequilíbrio, a posição do pé direito, a ação de varrimento e a ação dos braços. Estes resultados permitem-nos propor tarefas motrizes baseadas nos erros detetados, em sequências de movimentos que garantam o êxito na projeção e recomendações sobre a utilização do feedback.

retroalimentação; observação; ensino; artes marciais


Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista, Av. 24-A, 1515, 13506-900 Rio Claro, SP/Brasil, Tel.: (55 19) 3526-4330 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: motriz.rc@unesp.br