Guimarães (2008GUIMARÃES, Márcia Rejane Vieira. Educação física no processo de construção permanente da política curricular. Pensar a Prática, v. 11, no. 2, p. 1-7, 2008. Available at: Available at: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/1464/4119 . Accessed on: March 5, 2018. https://www.revistas.ufg.br/fef/article/...
) |
Compreender como a educação física se constitui como componente curricular, na hierarquia dos saberes, das séries iniciais de uma escola da rede municipal de Pelotas, após o processo de discussão e construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP), do Plano de Estudos e do Regimento Escolar. |
Anos iniciais do Ensino Fundamental |
RS |
Gramorelli e Neira (2009GRAMORELLI, Lílian Cristina; NEIRA, Marcos Garcia. Dez anos de Parâmetros Curriculares Nacionais a prática da Educação Física na visão dos seus autores. Movimento , v. 15, no. 4, p. 107-126, Oct./Dec. 2009. Available at: Available at: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/ view/6863 . Accessed on: March 5, 2018. https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/arti...
) |
Averiguar possíveis apropriações dos pressupostos teórico-metodológicos contidos nos PCN de educação física pelos professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental. |
Anos finais do Ensino Fundamental |
SP |
Venâncio e Darido (2012VENÂNCIO, Luciana; DARIDO, Suraya Cristina. A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , v. 26, n. 1, p. 97-109, Jan./March 2012. Available at: Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092012000100010 . Accessed on: March 5, 2018. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
) |
Apresentar o entendimento que um grupo de professoras de educação física que trabalham no Ensino Fundamental na rede municipal de São Paulo têm a respeito do significado do PPP no cotidiano escolar. |
Anos iniciais e finais do Ensino Fundamental |
SP |
Jardim et al. (2014JARDIM, Nayara Fernanda Perles et al. A educação física como componente curricular na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Pensar a Prática, v. 17, no. 4, Oct./Dec. 2014. Available at: Available at: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/31250 . Accessed on: March 5, 2018. https://www.revistas.ufg.br/fef/article/...
) |
Investigar, por meio de pesquisa descritiva, como a educação física tem se organizado legal e pedagogicamente na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Maringá-PR. |
Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental |
PR |
Sousa, Hunger e Caramaschi (2014SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França; CARAMASCHI, Sandro. O ensino da dança na escola na ótica dos professores de educação física e artes. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , v. 28, no. 3, p. 505-520, July/Sept. 2014. Available at: Available at: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/86667 . Accessed on: March 5, 2018. http://www.revistas.usp.br/rbefe/article...
) |
Analisar se o conteúdo referente à dança está discriminado no PPP das Escolas; como se apresenta o ensino da dança nas aulas de educação física e de Arte; qual o conhecimento dos professores do conteúdo dança preconizado nos PCN; qual importância é dada ao ensino da dança na escola e quais são os seus limites. |
Anos iniciais do Ensino Fundamental |
SP |