1 |
Organização do estágio |
Montiel (2010MONTIEL, Fabiana Celente. Os estágios curriculares supervisionados nos cursos de licenciatura em educação física do Rio Grande do Sul: impacto das 400 horas. 2010. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.); Bisconsini (2013BISCONSINI, Camila Rinaldi. Formação inicial para docência: relações entre estágio supervisionado, universidade e escola. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.); Ananias (2016); Araújo (2018ARAÚJO, Raffaelle Andressa dos Santos. Currículo de formação docente em Educação Física: análise sobre as práticas, o estágio e as atividades complementares. 2018. 393 f. Tese (Doutorado) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.); Martins (2017MARTINS, Rafael Costa. O estágio curricular supervisionado e a organização do trabalho pedagógico: um estudo no curso de licenciatura em educação física na Universidade Federal do Pará. 2017. 183 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação). - Programa de Pós-Graduação e Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.); Silva (2012SILVA, Suhellen Lee Porto Orsoli. O estágio supervisionado na formação inicial de licenciados em Educação Física no Paraná. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.); Rodrigues (2007RODRIGUES, Raquel Cruz Freire. O estágio supervisionado no curso de educação física da UEFS: realidade e possibilidades. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.); Alves (2010ALVES, Melina Silva. Divisão social do trabalho e alienação na formação de professores de educação física da UFS: o estágio supervisionado/prática de ensino enquanto síntese dialética dos projetos de disputas. 2010. 142 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe, UFS, 2010.); Zuluaga (2015ZULUAGA, Carlos Frederico Ayala. Orientações pedagógicas no estágio supervisionado de educação física na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile. 2015, 377f. Tese (Doutorado em Ciência da Motricidade) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.); Nunes (2010NUNES, Rute Viégas. Os estágios de docência e a formação de professores em Educação Física: um estudo de caso no curso de licenciatura na ESEF/UFRGS. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.); Silveira (2019SILVEIRA, Vanessa da Silva da. O modo geral de organização do ensino veiculado para a atividade pedagógica na disciplina de estágio em cursos de licenciatura. 2019. 194 f. Dissertação (Mestrado). - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Extremos Sul Catarinense, Criciúma, 2019.), Fernandes Junior (2001FERNANDES JÚNIOR, Oliveira Machado. A contribuição da disciplina prática de ensino na formação do professor de educação física: a educação física escolar em questão. 2001. 125 f, Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.), Rodrigues (2014), Torres (2018TORRES, Monica da Silveira. O estágio curricular orientado em Educação Física: a prática, a percepção dos coordenadores de curso, a legislação, e uma proposta de modelo factível. 2018. 261 f. Tese (Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte) - Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.), Agostini (2008AGOSTINI, Sandra. A organização e o desenvolvimento de estágios Curriculares em cursos de licenciatura da UFSM: Envolvimentos de estagiários e orientadores. 2008. 281 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.), Resende (2015RESENDE, Marcia Helena. Análise dos aspectos pedagógicos da formação do professor de educação física: um estudo na IES públicas de Minas Gerais. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.), Mello (2014MELLO, Cíntia Cristina de Castro. O professor em formação: uma investigação sobre o estágio supervisionado nos currículos das licenciaturas em educação física. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, 2014.) |
17 |
2 |
Papel, contribuições e limites do ECS |
Zancan (2012ZANCAN, Silvana. Estágio curricular supervisionado e qualidade da formação do licenciado em educação física. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, PUCRS, 2012.); Cardozo (2012CARDOZO, Luciana Pereira Cardozo. Estágio curricular supervisionado em Educação Física: significado para a formação docente dos egressos da FURG. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.); Silva (2018SILVA, Lucas de Freitas da. O Estágio Curricular Supervisionado na ótica de egressos de um curso de licenciatura em Educação Física. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.); Adamecz Filho (2019); Canciglieri (2016CANCIGLIERI, Felipe Gustavo Santos. As influências do estágio curricular supervisionado na prática profissional do professor principiante de educação física. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.), Carvalho Filho (2015CARVALHO FILHO, Josué José de. A Formação docente na Amazônia Ocidental: uma análise desde O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física na UNIR. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Ciências da Educação, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.); Silva (2016); Mulati (2006MULATI, Maria Rita de Cássia Fortes. O Estágio Supervisionado na Formação do(a) Professor(a) de Educação Física. 2006. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, SP, 2006.), Horiye (2018HORIYE, Erik Yuri. O Estágio Supervisionado em Educação Física e Letras-Português da UEL: desafios e possibilidades. 2018. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.); Cristovão (2014); Quadros (2019QUADROS, Leidiana Ribeiro. Narrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante o estágio de docência da ESEFID/UFRGS. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.), Almeida (2015ALMEIDA, Francisca Franciely Veloso de. O estágio curricular na formação inicial de professores de educação física no Estado do Mato Grosso. 2015. 217 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.), Quaranta (2011QUARANTA, André Marsiglia. Formação de professores de educação física na modalidade a distância: experiências no estágio supervisionado. 2011. 270 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.), Ceccheto (2019) |
14 |
3 |
Concepções de ECS |
Téo (2013TÉO, Carlos Eduardo. Estágio curricular supervisionado como campo de pesquisa na formação inicial do professor de educação física da UEL. 2013. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.); Avila (2017AVILA, Luciana Toaldo Gentilini. Autorregulação da aprendizagem no estágio de Licenciatura em Educação Física: proposta formativa ancorada na pesquisa-ação. 2017. 248 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas-RS, Pelotas, 2017.), Kronbauer (2013KRONBAUER, Carla Prado. O curso de licenciatura em Educação Física: as contribuições dos estágios curriculares supervisionados para a formação de professores reflexivos. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.); Sousa (2012SOUSA, Manuela Pereira. Pensando a formação inicial em educação física: entendendo o papel do estágio em uma concepção de ação docente enquanto práxis. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.), Campos (1999CAMPOS, Marcia Zendron de. A questão da licenciatura em educação física: a transição à prática profissional. 1999. 210 f. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,1999.), Ramos (2002RAMOS, Glauco Nunes Souto. Preparação profissional em educação física: a questão dos estágios. 2002. 136 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.), Honorato (2011HONORATO, Ilma Célia Ribeiro. Formação profissional em Educação Física: aproximações e distanciamentos na relação teoria e prática no campo do Estágio Supervisionado. 2011. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2011.), Lima (2000LIMA, Lana Ferreira de. A relação teoria prática no processo de formação do professor de Educação Física. 2000. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.), Souza (2014SOUZA, Itamar Silva de. A formação de professores em educação física no plano nacional de formação de professores da educação básica - PARFOR/UNEB: realidade, tensões e contradições. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Sociedade e Culturas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, 2014.), Scherer (2008SCHERER, Alexandre. O desafio da mudança na formação inicial de professores: o estágio curricular no curso de licenciatura em Educação Física. 2008. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.), Behrens (2009BEHRENS, Glauco Jalmey. Os movimentos do estágio curricular supervisionado de um curso de educação física: reflexões para a formação docente. 2009. 211 f. Dissertação (Mestrado) Programa de Mestrado Acadêmico em Educação - PMAE, Itajaí, 2009.); Mendes (2016MENDES, Diego de Sousa. O Estágio na Licenciatura em Educação Física em perspectiva semiótica: (re)ver-se e (re)criar-se em imagens. 2016. 256 f. Tese (doutorado) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, 2016.), Bandeira (2017BANDEIRA, Lilian Brandão. Razão instrumental, pragmatismo e suas interfaces com a formação de professores de educação física: reflexões a partir do estágio supervisionado curricular obrigatório. 2017. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.) |
13 |
4 |
Configurações, relações e agentes no ECS |
Silva Júnior (2016SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da. Configurações e relações estabelecidas no Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores de Educação Física. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.), Neves (1998NEVES, Annabel das. Educação Física e prática de ensino: pensando novas perspectivas nas relações institucionais entre Universidade e Escolas Públicas. 1998. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.); Mazzocato (2014MAZZOCATO, Ana Paula Facco. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em Educação Física do CEFD/UFSM: constituição, concepção, orientação e contribuição. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.); Arruda (2014ARRUDA, Taiane Oliveira de. Estágio curricular supervisionado: o papel do professor regente da educação básica na formação inicial em Educação Física. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.); Benites (2012BENITES, Larissa Cerigoni. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 306 f. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.); Côrrea Junior (2014), Ribeiro (2017RIBEIRO, Rodrigo Caetano. Processos de iniciação à docência no estágio curricular supervisionado em educação física. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado). - Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.) |
7 |
5 |
Crenças, representações e identidade docente no ECS |
Rocha (2016ROCHA, Maria Teresa Sudário. Percepções dos acadêmicos de licenciatura em educação física sobre a profissão docente e suas relações com o estágio curricular supervisionado. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado). - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, 2017.); Bezerra (2012BEZERRA, Brígida Batista. Formação profissional em educação física: construção identitária de professores em formação inicial. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.); Pires (2016PIRES, Veruska. A construção da identidade docente em educação física: um estudo com estudantes-estagiários de cursos de formação de professores em Florianópolis/SC. 2016. 276 f. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desporto da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.), Flores (2013); Polati (2019POLATI, Célia. Representações Sociais de licenciandos de Educação Física sobre o Estágio Curricular Supervisionado. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.); Teles (2015TELES, Cassiano. Ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.) |
6 |
6 |
Saberes docentes no ECS |
Isse (2016ISSE, Silvane Fensterseifer; MOLINA NETO, Vicente. Estágio supervisionado na formação de professores de educação física: produções científicas sobre o tema. Journal of Physical Education, v. 27, e2759, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/C4N3HYWmNPgmLHKKfFrVNkH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2021. https://www.scielo.br/j/jpe/a/C4N3HYWmNP...
); Caetano (2017CAETANO, Ana Patrícia Freires. O estágio supervisionado na formação inicial em educação física-licenciatura na Universidade Federal do Ceará: desenvolvimento dos saberes e práticas docentes. 2017, 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.); Silva (2002SILVA, Marcelo S. da. As aventuras e desventuras dos alunos de ESEF/UFPEL: um olhar sobre a formação do professor de educação física. 2002, 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação). - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2002.), Scarazzatto (2013SCARAZZATTO, Juliana. Educação Física e Cultura Corporal: sentidos em circulação e elaboração nas aulas de Prática de Ensino. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.), Aroeira (2009AROEIRA, Kalline Pereira. O estágio como prática dialética e colaborativa: a produção de saberes por futuros professores. 2009. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.) |
5 |
Total |
62 |