T1 |
Educação Física e a linguagem do hip hop: um diálogo possível na escola |
Oliveira, Batista e Medeiros (2014)OLIVEIRA, Ingrid Patrícia Barbosa de; BATISTA, Alison Pereira; MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de. Educação física e a linguagem do hip hop: um Diálogo possível na escola. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 12, n. 2, p. 166-189, abr./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v12i2.2175 https://doi.org/10.20396/conex.v12i2.217...
|
Conexões |
Educação Física Escolar; Conteúdo Dança; Break; Hip-hop |
T2 |
Africanidade e afrobrasilidade em educação física escolar |
Crelier e Silva (2018)CRELIER, Cátia Malaquias; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. Africanidade e afrobrasilidade em Educação Física Escolar. Movimento, v. 24, n. 4, p. 1307-1320, out./dez., 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.81656 https://doi.org/10.22456/1982-8918.81656...
|
Movimento |
Educação Física; Racismo; Grupos étnicos |
T3 |
Os significados das atividades da cultura corporal e os objetos de ensino da educação física |
Nascimento (2018)NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Os significados das atividades da cultura corporal e os objetos de ensino da Educação Física. Movimento v. 24, n. 2, p. 677-690, abr./jun., 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.77157 https://doi.org/10.22456/1982-8918.77157...
|
Movimento |
Educação Física; Ensino; Cultura; Conhecimento |
T4 |
Práticas corporais e Paulo Freire: uma análise sobre a produção do conhecimento |
Nogueira, Maldonado, Silva, Freire e Miranda (2018)NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; FREIRE, Elisabete dos Santos; MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. Práticas corporais e Paulo Freire: uma análise sobre a produção do conhecimento. Movimento, v. 24, n. 4, p. 1265-1280, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.85020 https://doi.org/10.22456/1982-8918.85020...
|
Movimento |
Educação Popular; Educação Física; Empoderamento; Teoria Crítica |
T5 |
Motivação na educação física escolar: relatos da prática docente junto aos alunos da 3ª série do ensino médio da rede estadual paulista |
Cedran, Martins e Ligeiro (2016)CEDRAN, Paulo César; MARTINS, Chelsea Maria de Campos de; LIGEIRO, Dulcinéia Conceição. Motivação na educação física escolar: relatos da prática docente junto aos alunos da 3ª série do ensino médio da rede estadual paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. esp.1, p. 395-405, 2016. DOI: https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p395 https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1...
|
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
Currículo escolar; Motivação; Prática Docente |
T6 |
Construção de significados e legitimação de discursos: o Currículo da rede estadual de ensino de São Paulo |
Carvalho (2016)CARVALHO, Celso. Construção de significados e legitimação de discursos: o currículo da rede estadual de ensino de São Paulo. EccoS - Revista Científica, São Paulo, n. 41, p. 45-59, set./dez., 2016. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.7089 https://doi.org/10.5585/eccos.n41.7089...
|
EccoS - Rev. Cient. |
Currículo; Política Educacional; Cultura; Educação Física Escolar; São Paulo |
T7 |
A seleção dos temas de ensino no currículo cultural da Educação Física |
Neira (2013)NEIRA, Marcos Garcia. A seleção dos temas de ensino no currículo cultural da Educação Física. Revista Educación Física y Deporte, v. 32, n. 2, p. 1421-1430, 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/0efd84c6-e989-4c6f-ad44-041f6e94dbda/A%20sele%C3%A7%C3%A3o%20dos%20temas%20de%20. Acesso em: 1 nov. 2022. https://repositorio.usp.br/directbitstre...
|
Revista Educación Física y Deporte |
Currículo; Cultura; Temas de Ensino; Educação Física |
T8 |
Livros didáticos de educação física: um balanço da produção acadêmica |
Loureiro e Moreira (2020)LOUREIRO, Marcus Wagner Antunes; MOREIRA, Kênia Hilda. Livros didáticos de educação física: um balanço da produção acadêmica. Educação e Pesquisa, v. 46, e205233, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046205233 https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046...
|
Educ. Pesqui. |
Livro Didático; Educação Física; Pesquisa |
T9 |
Disputas pela (des)estabilização do regime cis-heteronormativo na Educação Física escolar |
Santos e Brito (2020) |
Educación Física y Ciência |
Cis-heteronormatividade; Gênero; Interculturalidade; Educação Física; Escola |
T10 |
Livro didático e as Tecnologias de Informação e Comunicação: perspectivas para a Educação Física escolar |
Farias e Impolcetto (2020)FARIAS, Alison Nascimento; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Livro didático e as tecnologias de informação e comunicação: perspectivas para a Educação Física escolar. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 25, p. e204572, 2020. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4572 https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e20...
|
Rev. educ. PUC-Camp. |
Educação Física Escolar; Livro didático; Tecnologias de Informação e Comunicação |
T11 |
Ensino de dança de salão na educação física escolar: a orientação sexual em foco |
Claudino e Zanotto (2020)CLAUDINO, Igor de Freitas; ZANOTTO, Luana. Ensino de dança de salão na educação física escolar: a orientação sexual em foco. Educación Física y Ciência , v. 22, n. 4, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.24215/23142561e151 https://doi.org/10.24215/23142561e151...
|
Educación Física y Ciência |
Educação Física Escolar; Danças de Salão; Orientação Sexual; Gênero e Sexualidade; Temas Transversais |
T12 |
Gênero na prática docente em educação física: “meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos a habilidosos ao jogar o jogar”? |
Altmann, Ayoub e Amaral (2011)ALTMANN, Helena; AYOUB, Eliana; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gênero na prática docente em educação física: “meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos ao jogar”? Estudos Feministas, v.19, n. 2, p. 491-501, mai./ago., 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200012 https://doi.org/10.1590/S0104-026X201100...
|
Estudos Feministas |
Gênero; Educação Física; Prática Docente; Práticas Corporais; Esporte |
T13 |
Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná |
Buogo e Lara (2011)BUOGO, Edmara Cristina Bonetti; LARA, Larissa Michelle. Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 4, p. 873-888, out./dez., 2011. Disponível em http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/811. Acesso em: 31 out. 2022. http://revista.cbce.org.br/index.php/RBC...
|
Rev. Bras. Ciênc. Esporte |
Educação Física; Currículo; Dança; Escola |
T14 |
Sentidos das práticas corporais fora da escola para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
Pinto, Bassani e Fernandez Vaz (2012)PINTO, Fábio Machado; BASSANI, Jaison José; FERNANDEZ VAZ, Alexandre. Sentidos das práticas corporais fora da escola para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, n. 4, p. 909-923, out./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000400008 https://doi.org/10.1590/S0101-3289201200...
|
Rev. Bras. Ciênc. Esporte |
Balanço do Saber; Práticas Corporais; Ensino Fundamental; Desigualdades Sociais |
T15 |
Danças urbanas nas aulas de educação física escolar: entre a cultura juvenil e o cotidiano escolar |
Beija (2020)BEIJA, João Victor Cruz. Danças urbanas nas aulas de educação física escolar: entre a cultura juvenil e o cotidiano escolar. 2020. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal da Paraíba, Recife, 2020.
|
Mestrado Em Educação Física Universidade de Pernambuco |
Educação Física Escolar; Danças Urbanas; Prática Pedagógica; Cultura Juvenil |