Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DO #TIKTOKCHALLENGES COM CONTEÚDO FÍSICOMOTOR: ABORDAGENS NUMA PERSPECTIVA DE GÉNERO

Resumo

O objetivo desta investigação foi analisar o #TikTokChallenges com conteúdo físico-motor numa perspetiva de género. Foi utilizada uma metodologia observacional e qualitativa numa amostra intencional e previamente selecionada de 87 vídeos com conteúdo físico-motor. As categorias da análise observacional foram baseadas na literatura prévia e a codificação foi realizada por dois analistas. Os dados codificados foram processados no SPSS. As legendas dos vídeos foram analisadas qualitativamente com o Atlas.ti por contagem de palavras e análise indutiva. Os resultados mostraram que a maioria dos vídeos analisados apresentava competências perceptivo-motoras, sendo a linguagem corporal e a dança os conteúdos mais frequentes. Seis vídeos apresentaram conteúdos com ideologia de gênero. Discute-se a necessidade de aprofundar o conhecimento desta rede social que pode atuar na promoção da atividade física e na construção do género na população jovem.

Palavras-chave
Redes sociais; Atividades físicas; Educação física e treinamento; Equidade de gênero

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br