Acessibilidade / Reportar erro

FORMAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL

PRE-SERVICE TEACHER TRAINING IN ADAPTED PHYSICAL ACTIVITY: ANALYSIS OF INTERNATIONAL SCIENTIFIC PRODUCTION

CAPACITACIÓN PROFESIONAL INICIAL EN ACTIVIDAD FÍSICA ADAPTADA: ANÁLISIS DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA INTERNACIONAL

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a produção científica acerca da formação profissional inicial na área de Atividade Física Adaptada em uma perspectiva internacional. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura envolvendo a interface “Atividade Física Adaptada” e “Formação Profissional”. Os resultados demonstraram que as pesquisas se concentraram em países do Hemisfério Norte, com maior evidência nos EUA, e que as experiências práticas deveriam ser mais oportunizadas durante a formação inicial com a finalidade de associar teoria com a prática e a infusão do conhecimento; possibilitar o contato direto com as pessoas com deficiência; e influenciar de forma positiva os sentimentos e as atitudes dos estudantes para atuar na AFA. Sendo assim, foi possível concluir a necessidade de se oportunizar mais experiências práticas durante a formação inicial.

Palavras chave:
Atividade Física; Pessoas com deficiência; Capacitação profissional

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br