BATISTA
(2015)
|
Dissertação / SOAC - CBCE |
Formação continuada de professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT: entre o ideal e o vivido. |
Objetivo: Compreender como a FC influencia a trajetória dos(as) professores(as) de EF. Metodologia: Pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Produção dos dados por entrevistas semiestruturadas. |
SILVA
(2021)
|
Dissertação / SOAC - CBCE |
A Socialização docente de professores de Educação Física em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC.
|
Objetivo: Compreender o processo de socialização docente dos(as) professores(as) de EF. Metodologia: Estudo de caso de caráter qualitativo com produção de dados por diário de campo, entrevista semiestruturada, observação e análise documental. |
PETRIE; MACGEE
(2012)
|
Artigo / ERIC |
Teacher Professional Development:
Who is the learner?
|
Objetivo: Explorar como a execução de um programa de desenvolvimento profissional, o Physical Activity Initiative (PAI), posiciona e desenvolve os(as) professores(as) como aprendizes. Metodologia: Pesquisa exploratória com dados produzidos através de questionários, entrevistas, grupo focal e análise documental. |
LUIZ et. al.
(2014)
|
Artigo / Periódicos CAPES |
Práticas de apropriação dos professores de educação física nas formações continuadas: trilhando a produção de sentidos. |
Objetivo: Analisar como professores(as) de EF apropriam-se das FC e lhe atribuem sentidos. Metodologia: Pesquisa narrativa de caráter qualitativo com dados produzidos por entrevista, grupo focal e questionário. |
GONÇALVES; RICHTER; BASSANI
(2017)
|
Artigo / Periódicos CAPES |
História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
|
Objetivo: Compreender a relação entre o percurso docente e os processos de legitimação da EF na Educação Infantil. Metodologia: Pesquisa narrativa de caráter qualitativo com produção de dados através de entrevistas semiestruturadas. |
ROSSI; HUNGER
(2020)
|
Artigo / Periódicos CAPES |
Identidade Docente e Formação Continuada: um estudo à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. |
Objetivo: Analisar o processo de constituição da identidade docente no cenário contemporâneo em uma FC em EF. Metodologia: Pesquisa de campo de caráter qualitativos, com produção dos dados através de observação de campo e grupo focal. |
SILVA JÚNIOR et. al.
(2021)
|
Artigo / Periódicos CAPES |
Desdobramentos e possibilidades do estágio curricular supervisionado na formação inicial de docentes de educação física.
|
Objetivo: Discutir os desdobramentos e possibilidades do estágio supervisionado a partir dos(as) agentes envolvidos nesse processo. Metodologia: Pesquisa exploratória de caráter qualitativo com dados produzidos através de grupo focal e entrevistas semiestruturadas. |
SILVA
(2009)
|
Dissertação / CTDC |
Os saberes docentes na história de vida dos professores de Educação Física. |
Objetivo: Identificar os saberes das trajetórias de vida profissional e pessoal que influenciam na construção da identidade docente dos(as) professores(as) participante. Metodologia: Pesquisa descritiva de caráter qualitativo com dados produzidos através de entrevista narrativa não estruturada e semiestruturada. |
NISHIIYE
(2012)
|
Dissertação / CTDC |
Formação continuada de professores: o conhecimento construído na elaboração e implementação de um currículo. |
Objetivo: Investigar quais conhecimentos os(as) professores(as) constroem em uma FC no momento da elaboração e implementação de um currículo. Metodologia: Pesquisa participativa de caráter qualitativo com dados produzidos através de questionários, observação de aulas e grupo focal. |
LEME FILHO (2017)
|
Dissertação / CTDC |
Formação continuada de professores de Educação Física na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
|
Objetivo: Analisar o processo de FC desencadeado pelo pesquisador durante os anos de 2003 a 2011. Metodologia: Pesquisa biográfica de caráter qualitativo com produção de dados através de análise documental. |
CLATES
(2019)
|
Dissertação / CTDC |
O Desenvolvimento profissional de professores de Educação Física e a formação continuada: repercussões do mestrado acadêmico. |
Objetivo: Investigar como o mestrado acadêmico realizado por professores(as) da rede municipal repercute no desenvolvimento profissional destes(as) docentes. Metodologia: Pesquisa (auto) biográfica/histórias de vida com produção de dados através de questionários e entrevistas semiestruturadas de caráter biográfico. |