BATISTABATISTA, Danielle. Formação continuada de professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT: entre o ideal e o vivido. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá/MT, 2015.
(2015)BATISTA, Danielle. Formação continuada de professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT: entre o ideal e o vivido. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá/MT, 2015.
|
Dissertação / SOAC - CBCE |
Formação continuada de professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT: entre o ideal e o vivido. |
Objetivo: Compreender como a FC influencia a trajetória dos(as) professores(as) de EF. Metodologia: Pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Produção dos dados por entrevistas semiestruturadas. |
SILVASILVA, Darlan da. A Socialização docente de professores de Educação Física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227165. Acesso em: 22 dez. 2023. https://repositorio.ufsc.br/handle/12345...
(2021)SILVA, Darlan da. A Socialização docente de professores de Educação Física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227165. Acesso em: 22 dez. 2023. https://repositorio.ufsc.br/handle/12345...
|
Dissertação / SOAC - CBCE |
A Socialização docente de professores de Educação Física em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC.
|
Objetivo: Compreender o processo de socialização docente dos(as) professores(as) de EF. Metodologia: Estudo de caso de caráter qualitativo com produção de dados por diário de campo, entrevista semiestruturada, observação e análise documental. |
PETRIE; MACGEEPETRIE, Kirsten; MCGEE, Clive. Teacher professional development: who is the learner?. Australian Journal of Teacher Education. v. 37, n. 2, 2012. DOI: https://doi.org/10.14221/ajte.2012v37n2.7 https://doi.org/10.14221/ajte.2012v37n2....
(2012)PETRIE, Kirsten; MCGEE, Clive. Teacher professional development: who is the learner?. Australian Journal of Teacher Education. v. 37, n. 2, 2012. DOI: https://doi.org/10.14221/ajte.2012v37n2.7 https://doi.org/10.14221/ajte.2012v37n2....
|
Artigo / ERIC |
Teacher Professional Development:
Who is the learner?
|
Objetivo: Explorar como a execução de um programa de desenvolvimento profissional, o Physical Activity Initiative (PAI), posiciona e desenvolve os(as) professores(as) como aprendizes. Metodologia: Pesquisa exploratória com dados produzidos através de questionários, entrevistas, grupo focal e análise documental. |
LUIZ et. al.LUIZ, Igor Câmara et.al. Práticas de apropriação dos professores de educação física nas formações continuadas: trilhando a produção de sentidos. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 70-88, 2014. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p70 https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v2...
(2014)LUIZ, Igor Câmara et.al. Práticas de apropriação dos professores de educação física nas formações continuadas: trilhando a produção de sentidos. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 70-88, 2014. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p70 https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v2...
|
Artigo / Periódicos CAPES |
Práticas de apropriação dos professores de educação física nas formações continuadas: trilhando a produção de sentidos. |
Objetivo: Analisar como professores(as) de EF apropriam-se das FC e lhe atribuem sentidos. Metodologia: Pesquisa narrativa de caráter qualitativo com dados produzidos por entrevista, grupo focal e questionário. |
GONÇALVES; RICHTER; BASSANIGONÇALVES, Daienne; RICHTER, Ana Cristina; BASSANI, Jaison José. História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 4, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/HxD6G7FmDHDCZvfgDS3HWjP/?format=pdf⟨=pt. Acesso em: 26 dez. 2023 https://www.scielo.br/j/rbce/a/HxD6G7FmD...
(2017)GONÇALVES, Daienne; RICHTER, Ana Cristina; BASSANI, Jaison José. História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 4, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/HxD6G7FmDHDCZvfgDS3HWjP/?format=pdf⟨=pt. Acesso em: 26 dez. 2023 https://www.scielo.br/j/rbce/a/HxD6G7FmD...
|
Artigo / Periódicos CAPES |
História(s) da docência na Educação Física da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
|
Objetivo: Compreender a relação entre o percurso docente e os processos de legitimação da EF na Educação Infantil. Metodologia: Pesquisa narrativa de caráter qualitativo com produção de dados através de entrevistas semiestruturadas. |
ROSSI; HUNGERROSSI, Fernanda; HUNGER, Dagmar. Identidade docente e formação continuada: um estudo à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101 n. 258 p. 313-336, mai/ago 2020. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4627/3792. Acesso em 24 dez. 2023. http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/r...
(2020)ROSSI, Fernanda; HUNGER, Dagmar. Identidade docente e formação continuada: um estudo à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101 n. 258 p. 313-336, mai/ago 2020. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4627/3792. Acesso em 24 dez. 2023. http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/r...
|
Artigo / Periódicos CAPES |
Identidade Docente e Formação Continuada: um estudo à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. |
Objetivo: Analisar o processo de constituição da identidade docente no cenário contemporâneo em uma FC em EF. Metodologia: Pesquisa de campo de caráter qualitativos, com produção dos dados através de observação de campo e grupo focal. |
SILVA JÚNIOR et. al.SILVA, Darlan da. A Socialização docente de professores de Educação Física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227165. Acesso em: 22 dez. 2023. https://repositorio.ufsc.br/handle/12345...
(2021)SILVA, Darlan da. A Socialização docente de professores de Educação Física em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227165. Acesso em: 22 dez. 2023. https://repositorio.ufsc.br/handle/12345...
|
Artigo / Periódicos CAPES |
Desdobramentos e possibilidades do estágio curricular supervisionado na formação inicial de docentes de educação física.
|
Objetivo: Discutir os desdobramentos e possibilidades do estágio supervisionado a partir dos(as) agentes envolvidos nesse processo. Metodologia: Pesquisa exploratória de caráter qualitativo com dados produzidos através de grupo focal e entrevistas semiestruturadas. |
SILVASILVA, Mellissa Fernanda Gomes da Silva. Os saberes docentes dos na história de vida dos professores de Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, SP, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/1d723453-fafa-438f-8f53-5dbdff3127d2. Acesso em: 23 dez. 2023. https://repositorio.unesp.br/items/1d723...
(2009)SILVA, Mellissa Fernanda Gomes da Silva. Os saberes docentes dos na história de vida dos professores de Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, SP, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/1d723453-fafa-438f-8f53-5dbdff3127d2. Acesso em: 23 dez. 2023. https://repositorio.unesp.br/items/1d723...
|
Dissertação / CTDC |
Os saberes docentes na história de vida dos professores de Educação Física. |
Objetivo: Identificar os saberes das trajetórias de vida profissional e pessoal que influenciam na construção da identidade docente dos(as) professores(as) participante. Metodologia: Pesquisa descritiva de caráter qualitativo com dados produzidos através de entrevista narrativa não estruturada e semiestruturada. |
NISHIIYENISHIIYE, Érika. Formação continuada de professores: o conhecimento construído na elaboração e implementação de um currículo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000175306. Acesso em: 23 dez. 2023. http://www.bibliotecadigital.uel.br/docu...
(2012)NISHIIYE, Érika. Formação continuada de professores: o conhecimento construído na elaboração e implementação de um currículo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000175306. Acesso em: 23 dez. 2023. http://www.bibliotecadigital.uel.br/docu...
|
Dissertação / CTDC |
Formação continuada de professores: o conhecimento construído na elaboração e implementação de um currículo. |
Objetivo: Investigar quais conhecimentos os(as) professores(as) constroem em uma FC no momento da elaboração e implementação de um currículo. Metodologia: Pesquisa participativa de caráter qualitativo com dados produzidos através de questionários, observação de aulas e grupo focal. |
LEME FILHO (2017)LEME FILHO, Alípio da Silva. Formação continuada de professores de Educação Física na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, 2017. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1685. Acesso em: 25 dez. 2023 https://bibliotecatede.uninove.br/handle...
|
Dissertação / CTDC |
Formação continuada de professores de Educação Física na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
|
Objetivo: Analisar o processo de FC desencadeado pelo pesquisador durante os anos de 2003 a 2011. Metodologia: Pesquisa biográfica de caráter qualitativo com produção de dados através de análise documental. |
CLATESCLATES, Daniela de Moura. O desenvolvimento profissional de professores de Educação Física e a formação continuada: repercussões do mestrado acadêmico. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Mari Santa Maria, RS, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/19093. Acesso em: 25 dez. 2023. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/190...
(2019)CLATES, Daniela de Moura. O desenvolvimento profissional de professores de Educação Física e a formação continuada: repercussões do mestrado acadêmico. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Mari Santa Maria, RS, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/19093. Acesso em: 25 dez. 2023. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/190...
|
Dissertação / CTDC |
O Desenvolvimento profissional de professores de Educação Física e a formação continuada: repercussões do mestrado acadêmico. |
Objetivo: Investigar como o mestrado acadêmico realizado por professores(as) da rede municipal repercute no desenvolvimento profissional destes(as) docentes. Metodologia: Pesquisa (auto) biográfica/histórias de vida com produção de dados através de questionários e entrevistas semiestruturadas de caráter biográfico. |