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ARTES MARCIAIS PARA ALUNOS EM RISCO DE EXCLUSÃO SOCIAL; INVESTIGAÇÃO AÇÃO PARTICIPATIVA EM UM CENTRO DIA

Resumo

Foram definidos dois objetivos: (O1) analisar os efeitos de uma intervenção de artes marciais nas atitudes face à violência; (O2) Apontar estratégias pedagógicas para esse tipo de programa. Um estudo de caso foi desenhado dentro de um processo de pesquisa-ação participativa. Participaram sete alunos do ensino básico (6-11 anos), utentes de um centro de dia. Foi implementada uma intervenção de oito semanas (15 sessões) baseada no Brazilian Jiu-Jitsu. As informações foram coletadas por meio de grupos focais, entrevistas individuais e diário do professor. A análise produziu três categorias/temas (nove subcategorias): mudanças (atitudes perante à violência, comportamento, relações sociais), sensações (positivas, negativas) e estratégias pedagógicas (contato físico, etiqueta, gerente, jogos com momentos de calma). Os objetivos declarados foram em grande parte alcançados através da redução das atitudes dos participantes face à violência (O1) e da indicação de estratégias pedagógicas para poder replicar a intervenção em diferentes contextos (O2). Portanto, o programa pode ser considerado um sucesso por melhorar as atitudes face à violência entre os jovens em risco de exclusão que frequentam um centro de dia.

Palavras-chave
Exclusão Social; Juventude; Artes Marciais; Centros-Dia

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