CASTRO; GUNTHER, 2015. |
03 professores/as recém-egressas na licenciatura. Narrativas biográficas; entrevistas semiestruturadas. |
Investigar a construção da Identidade profissional. |
Anterior a Formação inicial |
ROSSI; HUNGER, 2020. |
19 professoras da educação infantil e do ensino fundamental (EF e outros) Grupo focal; observação |
Analisar o processo de constituição da identidade docente no cenário contemporâneo |
Formação continuada |
VANZUITA; RAITZ; GARANHANI, 2020. |
12 formandos(as) de bacharelado; 11 de licenciatura. Grupo focal |
Analisar como as experiências de inserção profissional de formandos/as em EF contribuem para a construção de identidades profissionais |
Formação inicial |
PIRES; FARIAS; BATISTA, 2019. |
59 estudantes de licenciatura. Questionário; grupo focal. |
Analisar a construção da identidade profissional de estudantes estagiários em EF. |
Formação inicial |
NASSAR; MOREIRA, 2019. |
10 docentes universitários. Entrevista semiestruturada. |
Analisar a(s) identidade(s) profissional(is) que os professores do magistério superior assumem no curso de EF |
Formação continuada |
MOLETTA et al. 2019MOLETTA, Andréia F; MENDES, Felipe G; BORGES, Luciana de A; GALATTI, Larissa R. Treinadores e treinadoras de basquetebol de Santa Catarina: o desenvolvimento da aprendizagem formal, informal e não-formal. E-Balomano: Revista de Ciências del Deporte, v. 15., n. 3, p. 197-206, 2019. Disponível em: http://ojs.e-balonmano.com/index.php/revista/article/view/481/pdf. Acesso em: 21 dez. 2020. http://ojs.e-balonmano.com/index.php/rev...
. |
19 treinadores de basquetebol (oito homens e 11 mulheres), com formação em EF. Questionário. |
Identificar o desenvolvimento da aprendizagem formal, não-formal e informal |
Formação continuada |
AMARAL-DA-CUNHA et al. 2020AMARAL-DA-CUNHA, Mariana; GRAÇA, Amândio; BATISTA, Paula; MACPHAIL, Ann. Giving birth to a supervisory identity built upon pedagogical perspectives on teaching: The case of a novice physical education cooperating teacher. European Physical Education Review, v. 26, n. 2, p. 353-374, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X19857181 https://doi.org/10.1177/1356336X19857181...
. |
01 professora experiente. Entrevista semiestruturada; diário de campo. |
Examinar como sua identidade profissional foi desafiada pelas demandas do novo papel de mentor (professor/a colaborador/a). |
Formação inicial |
SOUZA; IZA; SILVA, 2017. |
02 professores da educação básica. Entrevistas: exploratória e narrativa. |
Investigar como se dá a socialização profissional por meio da formação de professores. |
Anterior a Formação inicial |
CARDOSO; BATISTA; GRAÇA, 2016b. |
01 professora cooperante e três estagiários de licenciatura. Diário de bordo. |
Captar o olhar interno de uma professora cooperante sobre a dinâmica da Comunidade de Prática (CdP) na reconstrução da identidade profissional de três estagiários de EF. |
Formação inicial |
VANZUITA; RAITZ; GARANHANI, 2017a. |
4 formandos: 2 de Bacharelado, 2 de licenciatura e um recém-formado. Grupo focal. |
Analisar como os formandos em EF, por meio de suas experiências na formação e inserção profissional, constroem identidade(s) profissional(is). |
Formação inicial |
JOMÃA et al. 2018JOMÂA, Hejer Ben; MAJDOUB, Selma; KAROUI, Hiba A.; KPAZAI, Georges. The construction of professional identity of beginning university teachers-two cases studies from Tunisia. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 17, n. 7, p. 120-134, 2018. DOI: https://doi.org/10.26803/ijlter.17.7.8 https://doi.org/10.26803/ijlter.17.7.8...
. |
02 professoras universitárias. Observação; entrevistas semiestruturadas. |
Examinar a relação “vínculo com o conhecimento” e a “identidade profissional”, que se refere ao processo pelo qual o professor universitário iniciante pode ou não se identificar na profissão. |
Formação continuada |
VANZUITA et al. 2017bVANZUITA, Alexandre; RAITZ, Tânia R.; ZLUHAN, Mara Regina; FERREIRA, Danilo J; FERNANDES, Flávia de S. A construção de identidade (s) profissional (is) de formandos em Educação Física. Revista Educação Cultura Contemporânea, v. 15, n. 40, p. 142-162, 2017b. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/reeduc/v15n40/2238-1279-reeduc-15-40-08.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020. http://educa.fcc.org.br/pdf/reeduc/v15n4...
. |
05 formandos, 03 Licenciatura e 02 Bacharelado. Grupo focal. |
Analisar como as experiências no contexto de formação e inserção profissional de formandos em EF constroem identidade(s) profissional(is). |
Formação inicial |
BORIM et al. 2020BORIM, Maria Luiza da C. et al. Construção da identidade profissional do professor de educação física na perspectiva do preceptor da residência pedagógica. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 3, p. 14306-14317, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-339 https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-339...
. |
03 professoras preceptoras do programa Residência Pedagógica. Entrevista semiestruturada. |
Analisar as contribuições da residência pedagógica na construção da identidade do futuro professor a partir dos olhares preceptores da EF. |
Formação inicial |
CARDOSO; BATISTA; GRAÇA, 2016a. |
06 estagiários de escolas públicas Grupo focal; entrevistas; oficinas; diário de campo. |
Examinar o contributo das experiências prévias de estagiários de EF na identificação com a profissão. |
Formação inicial |
CONCEIÇÃO; MOLINA NETO; 2017. |
02 professores de escolas municipais. Observação; entrevista semiestruturada; diário de campo. |
Compreender a construção da identidade docente de professores de EF em início de carreira a partir de sua socialização na cultura escolar. |
Formação inicial |
CORREA JÚNIOR; SOUZA NETO; IZA, 2017CORRÊA JUNIOR, José; SOUZA NETO, Samuel; IZA, Dijnane F. V. Estágio curricular supervisionado: lócus de socialização profissional, habitus e produção de saberes. Revista Brasileira de Educação Física Esporte, v. 31, n. 1, p. 135-152, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/1807-5509201700010135 https://doi.org/10.11606/1807-5509201700...
. |
06 professores da educação pública. Questionário; observação sistematizada; entrevista semiestruturada. |
Compreender os elementos que constituem a socialização profissional do professor-colaborador e os saberes mobilizados no estágio supervisionado. |
Formação inicial |
RODRIGUES; PAES; DE SOUZA NETO, 2018. |
13 professores de EF treinadores de basquetebol. Entrevista narrativa. |
Analisar o processo de constituição da identidade profissional em treinadores de jovens atletas de basquetebol. |
Formação continuada |
AMARAL-DA-CUNHA et al. 2016AMARAL-DA-CUNHA, Mariana; BATISTA, Paula; MACPHAIL Ann; GRAÇA, Amândio. Reconstructing a supervisory identity: the case of an experienced physical education cooperating teacher. European Physical Education Review, v. 24, n. 2, p. 240-254, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1356336X16683179 https://doi.org/10.1177/1356336X16683179...
. |
01 professora cooperadora experiente. Entrevistas semiestruturadas; diário de campo. |
Examinar as desafiadoras experiências de supervisão de uma professora cooperadora de EF altamente experiente que levou à reconstrução de sua identidade profissional. |
Formação inicial |
GONZALEZ-CALVO et al. 2021GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo; GERDIN, Goran; PHILPOT, Rod; HORTIGÜELA-ALCALÁ, David. Wanting to become PE teachers in Spain: connections between previous experiences and particular beliefs about school physical education and the development of professional teacher identities. Sport, Education and Society, v. 26, n. 8, p. 1-14, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2020.1812563 https://doi.org/10.1080/13573322.2020.18...
. |
24 alunos de licenciatura Questionários; histórias de vida; entrevistas semiestruturadas. |
Examinar e aprofundar nosso conhecimento sobre as vivências e crenças prévias de futuros professores de EF espanhóis sobre a EF que condicionam sua prática pedagógica. |
Anterior a Formação inicial |
GONZALEZ-CALVO; FERNANDEZ-BALBOA, 2018GONZÁLEZ-CALVO, Gustavo; FERNÁNDEZ-BALBOA, Juan-Miguel. A qualitative analysis of the factors determining the quality of relations between a novice physical education teacher and his students’ families: implications for the development of professional identity. Sport, Education and Society, v. 23, n. 5, p. 491-504, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2016.1208164 https://doi.org/10.1080/13573322.2016.12...
. |
01 professor iniciante do ensino fundamental e médio da rede pública. Diário de Campo. |
Analisar os fatores que determinam a qualidade das relações entre um professor iniciante de EF e as famílias de seus alunos e as implicações dessas relações para a sua identidade profissional. |
Formação inicial |