Resumo:
Partindo do princípio de que a Cultura Fitness está presente nas mídias impressas e digitais atingindo circulação social, problematizamos o que estudantes do 9º ano do ensino fundamental dizem sobre as mensagens midiáticas estampadas em capas de revistas de beleza e saúde. Para tanto, narrativas foram produzidas a partir de um grupo focal constituído por dez estudantes de uma escola municipal do Rio Grande/RS, as quais posteriormente foram tratadas através das técnicas do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Como resultado, compusemos dois discursos coletivos intitulados: “Negação de práticas invasivas” e “Legitimação de práticas naturais”. Neles, evidenciamos que os estudantes identificam que há endereçamentos de determinados modelos corporais por parte das mídias, fazendo com que as manifestações da Cultura Fitness se infiltrem em variados espaços sociais atuando como conselheiras na educação dos corpos. Contudo, eles consideram-se satisfeitos com a própria aparência, negando algumas práticas consideradas invasivas e legitimando outras entendidas como naturais.
Palavras-chave:
Estudantes; Imagem corporal; Cultura; Meios de comunicação