Discussões que envolveram o trabalho pedagógico inter e multidisciplinar |
SAYÃO, Deborah Thomé (1996) |
Educação Física na pré-escola: da especialização disciplinar à possibilidade de trabalho pedagógico integrado |
Discussões que envolveram as atividades rítmicas e danças |
BRAIT, Lilian Ferreira Rodrigues (2006) |
Atividades rítmicas e linguagem corporal na educação infantil |
LIMA, Elaine Cristina Pereira (2009) |
Que dança faz dançar a criança? Investigando as possibilidades da dança-improvisação na educação infantil |
Discussões que envolvem a questão de Gênero |
MARIANO, Marina (2010) |
A educalção física na educação infantil e as relações de gêneros: educando crianas ou meninos e meninas |
SANTOS, Narciso Mauricio dos (2010) |
Educação física escolar e as práticas educativas: estereótipos masculinos/femininos |
TOMAZELLI, Lorrene Pontes (2013) |
Coeducação e gênero: relações por meio das brincadeiras e do lúdico |
MARTINS, Marcelo Salvador (2014) |
As relações de gênero entre crianças nas brincadeiras |
Discussões sobre o se-movimentar |
SOUZA, Cicera Andreia de (2015) |
O “brincar e se-movimentar” como expressão fundamental para a curiosidade da criança |
SILVA, Eliane Gomes da (2007) |
Educação (física) infantil: se-movimentar e significação |
STAVISKI, Gilmar (2010) |
Sem tempo de ser criança: reflexões sobre o tempo no brincar e se-movimentar de crianças |
Discussões sobre Emancipação, Perspectiva cultural, Multiculturalismo crítico e Currículo Transdisciplinar |
MACEDO, Elina Elias de (2010) |
Educação física na perspectiva cultural: análise de uma experiência na creche |
CASELLI, Alvaro José (2012) |
A educação física articulada ao currículo transdisciplinar |
SOUZA, Marília Menezes Nascimento (2012) |
“Minha história conto eu”: multiculturalismo crítico e cultura corporal no currículo da educação infantil |
SANTOS, Luciana Mara Espíndola (2008) |
Educação física: perspectivas teórico-metodológicas para a educação emancipatória na primeira infância |
SOARES, Daniela Bento (2015) |
O diálogo na educação infantil: o movimento, a interdisciplinaridade e a educação física |
SCOTTA, Bianca Andreatta (2018) |
A valorização das produções culturais das crianças nas mediações pedagógicas do professor de educação física na educação infantil |
TEIXEIRA, David Romão (2018) |
A educação física na pré-escola: contribuições da abordagem crítico-superadora |
Discussões que envolveram as questões circenses |
SILVA, Daiane Oliveira Pereira (2015) |
Desenvolvendo um cenário imaginativo circense pelo brincaresemovimentar da criança |
Discussões que envolveram as questsões da capoeira |
SILVA, Lucas Contador Dourado da (2013) |
Proposta pedagógica da capoeira na educação infantil |
Discussões que envolveram o brincar |
BURCKRDT, Eduarda Virginia (2017) |
O brincar e a indústria cultural: é possível salvar a criança? |
BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães (2018) |
Hibridismo brincante: um estudo sobre as brincadeiras lúdico-agressivas na educação infantil |
Discussões que envolveram o jogo |
SANTANA, Geisa Mara Laguna (2008) |
Oficinas do jogo: o desenvolvimento da imaginação na educação física da educação infantil |
ARAÚJO, Kelly Cristina Alves de (2018) |
Jogos tradicionais e percepção ecológica das cores nas aulas de educação física |
BERNARDI, Veridiana Desordi (2017) |
Jogos tradicionais nas aulas de educação física infantil: possibilidades pedagógicas |
Discussões que envolveram as crianças com deficiência |
CARVALHO, Alexandre Freitas de (2015) |
Professores do ensino infantil, práticas corporais e a inclusão de crianças com necessidades especiais em um Município do Estado de Tocantins |