Open-access ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ANALYSIS OF KNOWLEDGE PRODUCTION ON PHYSICAL EDUCATION IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

ANÁLISIS DE LA PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTO REFERENTE A LA EDUCACIÓN FÍSICA EN EL ÁMBITO DE LA EDUCACIÓN INFANTIL

Resumo

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, passou por diversas modificações nas últimas décadas. Impulsionadas pela sociedade, leis educacionais foram alteradas refletindo diretamente no componente Educação Física, que agora deve atender à Educação Infantil. Diante disso, o presente estudo tem o objetivo de analisar a produção sobre a Educação Física na Educação Infantil nos programas de pós-graduação em Educação Física e Educação disponibilizados online no catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Como recurso metodológico adotamos uma revisão integrativa. Ao analisar os resultados percebemos um crescimento no número de dissertações e teses sobre a Educação Física na Educação Infantil, tanto nos programas de Educação Física como de Educação. As temáticas evidenciadas permeiam as práticas pedagógicas, a inserção e valorização do componente, a formação e trajetória de vida, os currículos e legislações como também as dificuldades para atuar na Educação Infantil.

Palavras chave: Educação Física; Educação; Educação Infantil; Revisão

location_on
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro