Resumo
O Brasil se destaca pelo número de praticantes e conquistas internacionais no futsal. Este esporte encontra-se em processo de consolidação da profissionalização de suas práticas no país. Consequentemente, a mídia torna-se fundamental para a atração de consumidores e investidores. O objetivo deste estudo foi investigar a perspectiva de jogadores brasileiros de elite de futsal relativa à cobertura midiática sobre este esporte no Brasil. Foram realizadas entrevistas com 21 jogadores da seleção brasileira masculina principal de futsal. Após análise temática, as categorias analíticas foram discutidas com base na Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu. Concluiu-se que, segundo os jogadores, o futsal ocupa um espaço desprestigiado na mídia esportiva, o que dificulta a atração de investimentos e desenvolvimento de carreiras. Os jogadores propõem ações ortodoxas que tentam se adaptar às normas do campo, de modo a alcançarem capitais econômicos e simbólicos que melhorem suas condições de trabalho e posição na estrutura social.
Palavras chave:
Meios de comunicação; Futsal; Esportes de elite; Sociologia