Acessibilidade / Reportar erro

OS SIGNIFICADOS DAS ATIVIDADES DA CULTURA CORPORAL E OS OBJETOS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

THE MEANINGS OF BODILY CULTURE ACTIVITIES AND PHYSICAL EDUCATION’S TEACHING OBJECTS

LOS SIGNIFICADOS DE LAS ACTIVIDADES DE LA CULTURA CORPORAL Y LOS OBJETOS DE ENSEÑANZA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA

Resumo

Discuto neste ensaio uma conceituação sobre os objetos de ensino da Educação Física a partir da sistematização dos significados das atividades da cultura corporal. Assumindo a dança como um exemplar para a análise, apresento alguns critérios teórico-metodológicos para a proposição dos significados da cultura corporal em uma perspectiva histórico-cultural. Considerando que essas atividades possuem uma dimensão autônoma (o que não quer dizer independente) das determinações sociais de gênero, classe, etnia etc., destaco como eixo dessa sistematização aquelas características relacionadas à singularidade formativa, ou ao “fazer criador”, que a dança, o jogo, a luta e a ginástica têm ou podem vir a ter para os sujeitos que ensinam e aprendem tais atividades na escola.

Palavras-chave
Educação Física; Ensino; Cultura; Conhecimento

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br