Ayoub (1998AYOUB, Eliana. A ginástica geral na sociedade contemporânea: perspectivas para a educação física escolar. 1998. 187 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.) |
Ginástica Geral |
Compreender como essa atividade [Ginástica Geral] vem se manifestando na sociedade contemporânea e discutir quais são as suas perspectivas para a Educação Física Escolar. |
Propõe um projeto de ginástica geral para as escolas públicas, tendo como base a realização de um curso para professores, seguida da aplicação e acompanhamento da proposta nas aulas de educação física. |
Toledo (1999TOLEDO, Eliana. Proposta de conteúdos para a ginástica escolar: um paralelo com a teoria de Coll. 1999. 215f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.) |
Área da Ginástica |
Oferecer subsídios para o ensino da ginástica na escola, através do estudo de novas tendências na área educacional, como é o caso dos “Conteúdos na Reforma”, de César Coll et al. (1998). |
Aponta conteúdos para a área da ginástica escolar, baseados na teoria de Coll. |
Bonetti, (2000BONETTI, Albertina. Perspectivas teórico-metodológicas para a ginástica: alguns subsídios para redimensioná-la na Educação Física escolar. Motrivivência, n. 14, p. 221-230, maio 2000. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/5841/20396 . Acesso em: 10 jul. 2019. https://periodicos.ufsc.br/index.php/mot...
) |
Área da Ginástica |
Oferecer algumas contribuições teórico-metodológicas para fundamentar a ginástica no âmbito da educação física escolar. |
Apresenta indicações teórico-metodológicas a serem trabalhadas no ensino da educação física escolar, especialmente no que se refere ao conteúdo da ginástica. |
Schiavon (2003SCHIAVON, Laurita Marconi. O projeto crescendo com a ginástica: uma possibilidade na escola. 2003. 203f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. ) |
Ginásticas Artística e Rítmica |
Apontar alternativas para as dificuldades do desenvolvimento das modalidades de ginástica artística e ginástica rítmica nas aulas de Educação Física, auxiliando diretamente os profissionais atuantes nas escolas. |
Aponta sugestões de conteúdos relacionados às ginásticas artística e rítmica para as aulas de educação física na escola. |
Bueno (2004BUENO, Thais Franco. Ginástica de Grande Área: uma realidade possível no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. ) |
Ginástica de Grande Área |
Resgatar e implementar esta manifestação da cultura corporal [ginástica de grande área], oferecendo subsídios para a elaboração de trabalhos desta natureza, contribuindo para a formação e atuação profissional do professor de Educação Física no âmbito escolar e comunitário. |
Sugere possibilidades para o trabalho com a ginástica de grande área na escola. |
Bertolini (2005BERTOLINI, Claudia Mara. Ginástica Geral na escola: uma proposta pedagógica desenvolvida na rede estadual de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP, 2005.) |
Ginástica Geral |
Verificar se, através de um conjunto de ações interligadas, a viabilidade do desenvolvimento desta metodologia [ginástica geral] seria possível também na rede pública de ensino. |
Apresenta ações, conteúdos e metodologia para o trabalho com a ginástica geral na escola. |
Schiavon; Nista-Piccolo (2007SCHIAVON, Laurita; NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. A ginástica vai à escola. Movimento, v. 13, n. 3, p.131-150, set./dez. 2007. Disponível em: Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3572/1971 . Acesso em: 10 jul. 2019. https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/...
) |
Ginásticas Artística e Rítmica |
A partir de estudos que têm como foco de investigação as razões da ausência da ginástica na escola, realizou-se uma pesquisa em instituições de ensino formal da diretoria de ensino de Campinas (SP), para verificar até que ponto o quadro diagnóstico encontrado é o mesmo desenhado pelas conclusões apresentadas nesses estudos. |
Aponta sugestões de conteúdos relacionados às ginásticas artística e rítmica para as aulas de educação física na escola. |
Seron et al. (2007SERON, Taiza Daniela et al. A ginástica na Educação Física escolar e o ensino aberto. Revista da Educação Física/UEM, v. 18, n. 2, p. 115-125, 2007. Disponível em: Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3268/2334 . Acesso em: 10 jul. 2019. http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.p...
) |
Área da Ginástica |
Analisar como a ginástica pode ser desenvolvida na educação física escolar a partir da metodologia do ensino aberto. |
Apresenta uma possibilidade de aplicação da ginástica para os alunos na escola a partir do ensino aberto. |
Ferreira; Rodrigues (2014FERREIRA, Fabricio Gurkewicz; RODRIGUES, Minéia Carvalho. A prática pedagógica da ginástica geral nas escolas públicas de Barra do Garças (MT). Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 13, n. 2, jul./dez. 2014. Disponível em: Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4937 . Acesso em: 10 jul. 2019. http://editorarevistas.mackenzie.br/inde...
) |
Ginástica Geral |
Investigar a viabilidade de uma proposta pedagógica da prática da ginástica geral nas escolas estaduais de Barra do Garças. |
Aponta meios de intervenção pedagógica no campo da ginástica geral. |