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DIAGNÓSTICO SOBRE A ABORDAGEM DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM ILHÉUS/BA

AN ASSESSMENT OF THE APPROACH TO ADVENTURE BODILY PRACTICES IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION IN ILHÉUS, BA

DIAGNÓSTICO SOBRE EL ENFOQUE DE LAS PRÁCTICAS CORPORALES DE AVENTURA EN CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN ILHÉUS / BA

Resumo

Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo realizar um diagnóstico junto aos professores de Educação Física da rede municipal e estadual de ensino de Ilhéus/BA, a respeito da abordagem do conteúdo referente às Práticas Corporais de Aventura (PCA), avaliando suas opiniões sobre questões que tangenciam o processo de inserção nas aulas. Como instrumento para coleta dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada contendo quatro questões, aplicada para 18 professores (dez homens e oito mulheres), faixa etária de 25 a 57 anos, todos com formação acadêmica em Educação Física. Os dados foram analisados utilizando-se a Análise de Conteúdo, e os resultados indicam que a maioria dos professores desconhece as PCA, sendo que somente quatro professores já inseriram tal conteúdo em suas aulas. Entretanto, a maioria dos professores aponta que existe a viabilidade em pensar estratégias para que haja inserção dessas práticas em suas aulas.

Palavras-chave
Educação Física; Natureza; Professores escolares

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