Crítica à Resolução CNE/CES nº 07/2004. |
Posicionamento do Movimento Estudantil de Educação Física (MEEF) ante o falso consenso saldado a partir da proposta de DCNEF. |
Titton, Tranzillo e Alves (2005TITTON, Mauro; TRANZILO, Paulo José Riela; ALVES, Melina Silva. O embate de projetos na definição das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de educação física: contribuições do meef para formação de professores. Motrivivência, v. 17, n. 2, p. 79-102, dez. 2005.). |
Reinterpretação das DCN de 2004. |
Alves (2012ALVES, Melina Silva. As falsas interpretações das diretrizes curriculares para a educação física e suas expressões em reformulações curriculares. Motrivivência, v. 24, n. 38, p. 217-230, jun. 2012.); Alves e Figueiredo (2014); Marques e Figueiredo (2014MARQUES, Fabíola Borel; FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Diretrizes curriculares nacionais e suas repercussões nos currículos de formação docente em educação física. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 30-43, dez. 2014.). |
Defesa da Licenciatura Plena. |
Taffarel (2012TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Formação de professores de educação física: diretrizes para a formação unificada. Kinesis, v. 30, n. 1, p. 95-133, jan./jun. 2012.). |
Descompromisso epistemológico da Educação Física ante a proposta de DCNEF. |
Rezer et al. (2014REZER, Ricardo; RODRIGUES, Lilian Beatriz Schwinn; SÁ, Clodoaldo Antonio de; REZER, Carla dos Reis; MATIELLO, Marizete Lemes da Silva; ROCHA, Deizi Domingues; STANGA, Adriani Cristiani; KLEINUBING, Neusa Dendena; DUTRA, Altamir Trevisan. As diretrizes curriculares nacionais: desdobramentos para a formação inicial em educação física - ou, por que avançamos tão pouco?. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 2, supl., p. S472-S485, abr./jun. 2014.); Souza, Fuchs e Ramos (2014SOUZA, Maristela da Silva; FUCHS, Marcius Minervini; RAMOS, Fabrício Krusche. Diretrizes curriculares nacionais e o processo de formação de professores em educação física: análise a partir da legalidade, conhecimento e mundo/mercado de trabalho. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 17-29, dez. 2014.). |
ARTIGO SEM IDENTIFICAÇÃO DE SUBTEMA
|
Quelhas e Nozaki (2006QUELHAS, Álvaro de Azeredo; NOZAKI, Hajime Takeuchi. A formação do professor de educação física e as novas diretrizes curriculares frente aos avanços do capital. Motrivivência, v. 23, n. 26, p. 69-87, jun. 2006.); Benites, Souza Neto e Hunger (2008BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel de; HUNGER, Dagmar. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de educação física. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 2, p. 343-360, maio/ago. 2008.); Sousa Sobrinho (2011SOUSA SOBRINHO, José Pereira. Formação de professores na sociedade do capital: uma análise crítica das diretrizes curriculares nacionais para os cursos superiores de educação física. Motrivivência, v. 23, n. 36, p. 129-148, jun. 2011.); Lemos et al. (2012LEMOS, Lovane Maria; VERONEZ, Luiz Fernando; MORSCHBACHER, Márcia; BOTH, Vilmar José. As contradições do processo de elaboração das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de formação em Educação Física e os movimentos de resistência à submissão ao mercado. Movimento, v. 18, n. 3, p. 27-49, jul./set. 2012.); Veronez et al. (2013VERONEZ, Luiz Fernando Camargo; LEMOS, Lovane Maria; MORSCHBACHER, Márcia; BOTH, Vilmar José. Diretrizes curriculares da educação física: reformismo e subordinação ao mercado no processo de formação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 4, p. 809-823, out./dez. 2013.); Almeida e Silva (2014ALMEIDA, Ediberto Ferreira de; SILVA, William José Lordelo. Contribuição à crítica da formação de professores de educação física: em defesa da licenciatura ampliada. Motrivicência, v. 26, n. 43, p. 104-117, dez. 2014.); Oliveira-Silva, Oliveira e Guimarães (2016OLIVEIRA-SILVA, Iransé; OLIVEIRA, Ricardo Jacó de; GUIMARÃES, Juracy da Silva. Diretrizes curriculares nacionais: qual o caminho para educação física?. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 5, n. 3, p. 271-278, dez. 2016.). |