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O TEMA DA SAÚDE NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: REFLEXIVIDADE, AGÊNCIA E ESTRUTURA

HEALTH STUDIES IN THE PHYSICAL EDUCATION CURRICULUM OF A PUBLIC UNIVERSITY: REFLEXIVITY, AGENCY AND STRUCTURE

EL TEMA DE LA SALUD EN LA FORMACIÓN INICIAL EN EDUCACIÓN FÍSICA EN UNA UNIVERSIDAD PÚBLICA: REFLEXIVIDAD, AGENCIA Y ESTRUCTURA

Resumo

Investiga como os professores influenciam na configuração do tema da saúde nos currículos de formação em Educação Física (EF). Apresenta o recorte de uma tese de doutorado e faz opção pela análise de dados produzidos a partir dos currículos vitae dos professores do CEFD/UFES e dos concursos ofertados entre 1990 e 2017. Com enfoque na teoria da estruturação de Anthony Giddens, discute como os dados produzidos apresentam, hegemonicamente, uma biologização do currículo e como a agência do professor e a estrutura de políticas curriculares e da pós-graduação influenciam esses processos; também observa-se a emergência de perspectivas ampliadas vinculadas às Ciências Sociais/Humanas e à Saúde Coletiva. Avança da discussão “disciplinar” do currículo para dar destaque à presença do professor como elemento para a análise das políticas de formação em EF.

Palavras chave:
Administração em Saúde; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Currículo; Educação Superior

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