Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO FÍSICA REFLEXIVA - PROBLEMAS, HIPÓTESES E PROGRAMA DE PESQUISA

REFLEXIVE PHYSICAL EDUCATION - PROBLEMS, HYPOTHESES AND RESEARCH PROGRAM

EDUCACIÓN FÍSICA REFLEXIVA - PROBLEMAS, HIPÓTESIS Y PROGRAMA DE INVESTIGACIÓN

Resumo

Neste texto, esboço alguns cenários e hipóteses de trabalho para constituição de um programa de pesquisa que tem por escopo sugerir caminhos de desenvolvimento alternativos à teoria pedagógica da Educação Física a partir da dinâmica de reflexividade social. Para dar conta dessa agenda, estruturei o argumento em três frentes dialógicas. Na primeira delas, restituo alguns condicionantes epistemológicos e sociais que justificam a emergência de uma EF reflexiva. Em seguida, discuto alguns dos pilares da teoria da modernização reflexiva e identifico aqueles que acredito incidirem na área de EF. Por fim, reafirmo o movimento humano como objeto da EF e sugiro a noção de “biografia de movimento” como categoria êmica de estudo das dimensões biopsicossocioculturais do se-movimentar.

Palavras chave:
Educação Física; Movimento; Epistemologia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br